Lili Brasileiro abre nova exposição nesta quinta-feira na Estação das Artes

Deusas GregasA nova exposição da artista plástica Lili Brasileiro, intitulada “Deusas Gregas”, será aberta nesta quinta-feira (21), às 19h, na galeria da Estação das Artes, prédio que fica ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 10 de outubro, de terça a sexta-feira das 9h até 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h até 21h, com entrada aberta ao público.

A exposição é fruto de pesquisas que a artista vem realizando sobre a mitologia grega, desde a época da sua pós-graduação em Arte Terapia, em que procurava semelhança dos mitos gregos com os homens e mulheres da atualidade. “A primeira exposição dessa temática foi ‘Os 12 trabalhos de Hércules’, que ficou exposta na Usina Cultural da Energisa, em João Pessoa (PB). Desta exposição surgiu “Deusas Gregas’, que mostra a semelhança das mulheres gregas com as de hoje”, explicou Lili Brasileiro.

Na exposição, o visitante vai encontrar 110 peças. Entre elas um painel de 12 metros com seis telas pintadas em acrílico sobre tela, peças em porcelana, pequenos quadros em cerâmica pintada no forno, e uma instalação em sombrinhas, com desenhos das mulheres do olimpo junto com outras deusas, em que aparece em formato de um quebra-cabeça com as deusas. As fotografias das sombrinhas que compõem o convite da exposição e o material gráfico são da fotógrafa Dayse Euzébio.

“Trabalhei nesta exposição com seis deusas do olimpo. Embora apareçam outras inseridas, destaquei Demitri (deusa da agricultura), Afrodite (deusa do amor), Artemis (deusa dos animais e da caça), Hera (rainha das deusas), Atena (deusa da guerra) e Héstia (ou Vesta, deusa do lar e dos laços familiares)”, contou Lili Brasileiro.

A artista plástica e curadora-geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França, comentou que Lili Brasileiro se alimenta da arte e a oferece em seu cotidiano de artista visual, professora e arte terapeuta. “É o que tenho testemunhado ao longo dos últimos 20 anos. São pesquisas e práticas nas técnicas de desenho e pintura, sobre os mais variados suportes, e desta vez seu talento se mostra por meio de um tema muito rico advindo da mitologia, onde a figura feminina se desnuda em muitas faces reveladas nas deusas gregas”, escreveu a curadora no texto de abertura da exposição.

Segundo Lúcia França, em “Deusas Gregas” a artista traz à luz a força feminina, os talentos das mulheres que, desde os primórdios, muitas vezes de forma sutil, são essencialmente decisivas na evolução da humanidade.

Exposição Deusas Gregas

Abertura: Quinta-feira (21)

Hora: 19h

Local: Galeria da Estação das Artes – Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Horário de visitação: Terça a sexta-feira das 9h até 21h.

Sábados, domingos e feriados das 10h até 21h.

Encerramento previsto: 10 de outubro

Entrada gratuita

Fotografias: Dayse Euzébio

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo