Jovem da Paraíba ganha prêmio em Concurso Nacional de Piano

Jovem da Paraíba ganha prêmioO jovem pianista José Vicente Dementshuk Guerra, 13 anos, foi um dos 13 finalistas no II Concurso Nacional de Piano Yamaha. A final foi realizada nesse final de semana, em São Paulo. De volta à Paraíba, José Vicente traz na bagagem o “Prêmio Revelação”. Essa premiação foi uma surpresa, pois não estava prevista no regulamento.

Os jurados consideraram a dedicação e a sensíbilidade do candidato que os surpreendeu ao apresentar “Caixinha de Música Quebrada”, de Villa Lobos e a “Valsa Opus 69 Nr. 02”, de Chopin.  

O concurso recebeu 35 inscrições de estudantes de piano, de todo o Brasil, entre 13 e 18 anos. À priori, seriam selecionados dez finalistas, mas devido ao alto nível técnico dos candidatos, treze foram eleitos para a final.

O júri foi composto por pianistas brasileiros de destaque internacional: André Mehmari, arranjador, compositor e multiinstrumentista; Eduardo Monteiro, recebeu o prêmio de melhor intérprete de Beethoven; maestro Roberto Tibiriçá, que ocupa a Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Música; e Lilian Barretto, desde 2009 é a diretora artística do Concurso Internacional BNDES de Piano.

José Vicente estuda música desde os sete anos, quando iniciou musicalização na Escola Estadual de Música Antenor Navarro (EEMAN). Adquiriu mais contato com o instrumento predileto, o piano, através das aulas com o professor Glauco Tássio Fernandes, quem o instrui até hoje.

Com Informações do Correio

Em 2015, Vicente venceu o VI Concurso de piano da EEMAN (Nível II). Em 2017 foi selecionado como pianista da Orquestra Infantil Estadual da Paraíba e é correpetidor em audições de violoncelo na EEMAN. Nascido no Rio Grande do Sul, José Vicente vive desde os quatro anos em João Pessoa.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo