GERAL

Jornalistas e Radialistas organizam ato público contra a violência na Capital

logo APIRadialistas e jornalistas realizam na próxima sexta-feira, 20, uma reunião na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), a partir das 15 horas, para organizar um ato público em defesa de suas categorias. O tema central da discussão será a questão da violência.

Segundo Dalmo Oliveira, a ideia é promover uma manifestação pública em protesto pelo assassinato do radialista Ivanildo Viana, morto a tiros, recentemente, quando voltava do trabalho, na BR 230. “Independente da motivação do crime cometido contra Ivanildo, o fato é que nossas categorias estão constantemente ameaçadas em decorrência do papel que exercem junto à sociedade, denunciando crimes de toda sorte, malfeitos e corrupções”, diz o jornalista.

Oliveira acrescenta que o ato será um momento dos comunicadores exibirem para a sociedade a situação de risco que passam cotidianamente, ao cobrirem conflitos e produzirem notícias e opiniões sobre as ocorrências do universo da criminalidade. “Muitos companheiros sequer têm a noção dos riscos que correm no exercício da profissão e expõem suas vidas por salários nem sempre dignos e justos”, acrescenta o jornalista.

Estudos mostram que radialistas e jornalistas têm a saúde comprometida por causa do ritmo estressante que levam em suas atividades. A precarização dessas profissões é outro fator de adoecimento, com jornadas intermináveis e a necessidade de trabalharem os três expedientes diários na busca de salários melhores.

A reunião deve articular ainda as entidades de classe das categorias, como sindicatos e associações. “Nossa proposta é organizar uma mobilização plurinstitucional agregando entidades e indivíduos nesse movimento”, diz Marcela Sitônio, presidenta da API.

DPB com API

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo