João Pessoa oferece opções de lazer e entretenimento gratuitas à população

anfiteatroEm meio à crise econômica do país, muitas pessoas têm optado por cortar do orçamento os gastos com o lazer e o entretenimento. O programa em família, o encontro com os amigos, o filme em cartaz no final de semana, quando não são sacrificados, acabam sendo adaptados para o conforto do próprio lar. A estratégia é válida, mas a opção também é aproveitar roteiros gratuitos que a cidade de João Pessoa oferece.

São parques, praças com equipamentos esportivos e de lazer, além de pontos turísticos e shows musicais, peças de teatro, dança e cinema. Tudo isso ainda tendo as belezas naturais de uma das mais belas capitais do país como cenário para um passeio e, claro, sem comprometer o orçamento familiar.

sabadinho_bom_14_01_2012_foto_andreagisele8No Centro Histórico – A Praça Rio Branco abriga, nas tardes de sábado, o projeto ‘Sabadinho Bom’, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). A partir do meio-dia, grupos de choro, de samba e de outros gêneros musicais – a maioria compostos por artistas locais – se apresentam gratuitamente no palco instalado na Praça.

O ambiente dos casarões antigos, cercado pelo verde das árvores, se transforma em passarela do samba, onde centenas de amantes da boa música acompanham cada edição do projeto. Ainda no Centro Histórico da Capital, tem o Parque Casa da Pólvora, lugar que abriga eventos artísticos e culturais nas mais diversas áreas. O pôr do sol e a própria riqueza do monumento têm um forte apelo estético.

Na Estação Cabo Branco – Lugar onde a arte, a cultura e a educação estão constantemente dialogando com a população, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro Altiplano Cabo Branco, é praticamente um roteiro obrigatório para quem quer lazer e entretenimento de forma gratuita.

O complexo já se tornou um dos principais pontos de visitação de João Pessoa. São mais de 8 mil metros quadrados de área construída em um dos mais belos cartões postais da Capital. Dentro, estão salas audiovisuais e hall de exposições permanentes e temporárias.

Na página oficial da Estação Cabo Branco, no endereço http://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/, o público pode conferir a agenda de atividades e se programar para prestigiar os eventos disponíveis. Para este final de semana, por exemplo, haverá atrações de dança, cinema, além das exposições temporárias e permanentes.

Na orla – Considerada a mais bela do Nordeste desde 2014 pela revista Guia e Turismo, uma das mais importantes do segmento, a orla de João Pessoa é, sem dúvidas, um dos ambientes mais queridos dos pessoenses e turistas. É uma boa sugestão para um passeio aprazível contemplando as belezas naturais.

Calçadinha1_OrlaCaboBranco_foto_julianasantos 191No aspecto do espaço urbano, a nova calçadinha, revitalizada recentemente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, oferece conforto, acessibilidade e segurança para os visitantes. A ciclovia, que também foi revitalizada, com um trecho de 1.750 m², teve o piso de asfalto substituído por um de concreto, específico para a circulação de bicicletas. Além dos ciclistas, o espaço também recebe os adeptos do skate e dos patins. A regra da boa convivência faz com que cada praticante respeite o esporte e o espaço do outro.

Ainda tem o mar – esse está sempre limpo e convidativo para um mergulho, e as areias da praias urbanas, com seus coqueiros, onde a sensação é de um balneário em pleno espaço urbano. Outro ponto bastante procurado pelos turistas é o Farol do Cabo Branco, ponto conhecido no mundo como o Extremo Oriental das Américas.

O custo benefício de passeios como esses não é muito difícil calcular. Certamente nem serão sentidos quando colocados no orçamento familiar. Então, vamos se programar, combinar com familiares e amigos e conhecer, gratuitamente, o que nossa cidade tem a oferecer.

Programação deste final de semana na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes:

Sexta-feira (29), às 16h, Yoga Ravi Miranda, na Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento.

Sábado (30), às 16h, no Miniauditório III da Estação das Artes, Projeto Estacine, com a exibição do filme Cine Holiúdy.

Sábado (30), às 16h, no Miniauditório da Estação das Artes, Ciclo de Palestra Empreendedorismo. A entrada para este evento, que conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, custa a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

Domingo (1), às 16h, no Anfiteatro da Estação Cabo Branco, Projeto Pôr do Sol – Maracatu de Rua.

 Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo