João Nicodemos abre exposição fotográfica em João Pessoa

Rabecas de João NicodemosA exposição fotográfica do luthier, pesquisador e etnomusicólogo, João Nicodemos, entra em cartaz, neste sábado (20), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, intitulado “Rabecas de João Nicodemos”, que permanecerá aberta para visitação pública de terça a sexta-feira das 9h às 18h. Nos sábados, domingos e feriados das 10h às 19h até o mês de junho. A entrada é gratuita para todas as idades.

Em “Rabecas”, o visitante encontrará imagens em tamanhos variados. Nela João Nicodemos apresenta desde a primeira Rabeca (instrumento musical) até a mais recente. Ele atribuiu ao instrumento classificações que podem ser vistas na exposição, a exemplo da rabeca de gamela, rabeca de cocho, rabeca de cinta cortada e de cinta dobrada.

Os modelos das rabecas, segundo ele, são exclusivos. Foram construídas em madeiras de lei e outras madeiras brasileiras, sempre seguindo a ideia de sustentabilidade como prática da reutilização, que de acordo com ele, são exemplares únicos, não havendo cópias.
As fotografias são desde o período bruto da madeira, em fase de construção e o instrumento pronto para uso, que nos dão a medida exata de como a estética vai sendo construída. Individualmente ou em conjunto, as imagens nos revelam, por meio das linhas, cores e formas que revelam o prazer do artista pela arte da luteria.

Da Redação com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo