Janeiro Branco: Hospital Geral de Mamanguape realiza atividades para servidores e população

Janeiro BrancoO Hospital Geral de Mamanguape, por meio do setor de Psicologia, vem realizando no decorrer desta semana vários encontros com seus colaboradores para tratar da importância da saúde mental. A ação tem como objetivo abrir um diálogo com os funcionários e a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde emocional. Estão sendo realizadas pela equipe de psicologia visitas in loco nos setores, dinâmicas e um trabalho de escuta qualificada. A ação faz parte das atividades alusivas ao Janeiro Branco.

De acordo com o diretor geral da unidade de saúde, Reginaldo Lota, a adesão da unidade tem como objetivo discutir e abrir um diálogo visando quebrar velhos tabus sobre a saúde mental. “Apesar de não sermos referência para casos específicos desse contexto, entendemos que a saúde mental é relevante no âmbito do indivíduo como um todo. Sendo assim, nossa equipe de psicologia, como parte integrante da equipe multiprofissional, concede a assistência necessária para pacientes e acompanhantes, muitas vezes abalados emocionalmente com os motivos que os trouxeram até a unidade. Também realizamos um trabalho com os nossos colaboradores, pois entendemos toda carga emotiva que envolve a assistência hospitalar”, destacou.

Sobre os trabalhos já realizados na instituição referentes aos cuidados com a saúde mental a coordenadora do setor da psicologia, Albertina Gonçalves, disse que se tratam de ações rotineiras. “As ações já são rotinas no complexo hospitalar. Há um tempo, a unidade vem tendo esse olhar humanizado com os colaboradores. Só em 2018, foram realizados 117 atendimentos individualizados pelo projeto Cuidando do Cuidador, que preza pelo bem estar físico e emocional do trabalhador. Já estamos colhendo bons resultados com a ação”, explicou.

Uma das beneficiadas com os trabalhos é a colaboradora do setor administrativo, Thaises Lima, que aproveitou a oportunidade para ressaltar o valor dos trabalhos realizados pela psicologia da instituição. “Muitas vezes, somos negligentes com a nossa saúde, principalmente no que se refere à emocional e mental. Ação como estas nos fazem repensar atitudes que prejudicam o nosso psicológico. Ouvi todas as dicas e estou mais vigilante quanto a minha saúde. Porque temos que ter equilíbrio para enfrentarmos os estresses cotidianos”, agradeceu.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS/2015), a depressão, ansiedade e suicídio são preocupações reais no Brasil. O país possui a população com maior índice em transtornos de ansiedade. Em 2016, mais de 75 mil trabalhadores foram afastados pela Previdência Social em razão da depressão. A campanha do “Janeiro Branco” evidencia as ações em prol da saúde mental e o combate ao adoecimento emocional. O movimento teve início em Minas Gerais, no ano de 2014.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo