Indústria Eólica deve criar mais de 50 Mil Empregos no Brasil em 2016

parque eólicoComo é sabido, o desemprego vem crescendo com uma força incrível, porém, o segmento de energia eólica irá gerar cerca de 50 mil postos de empregos neste ano de 2016. No ano de 2015, essa cifra chegou a 40 mil, de acordo com os dados da Abeeólica, a Associação Brasileira de Energia Eólica.

Segundo Élbia Gannoum, presidente da associação, um estudo que envolve toda a cadeia produtiva revela que a cada Megawatt ou MW instalado, são gerados 15 novos postos de trabalho. De acordo com a presidente, o investimento para esse ano será de R$ 20 bilhões, para que sejam construídos 175 novos parques eólicos, com a finalidade de gerar mais de 3 Gigawatts (GW) de energia.

Atualmente o Brasil conta com 349 parques eólicos, onde 324 estão em funcionamento, de acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Élbia afirma que foram construídos, no ano passado, 111 parques e em 2014 foram 95. No ano de 2015, completou 8,7 GW de potência instalada, a mesma quantidade gerada pela usina de Belo Monte.

A participação da energia eólica no SIN, Sistema Integrado Nacional de energia elétrica, cresceu em 35% somente no último ano, se comparado com o ano 2014, sendo que neste ano deverá ter um crescimento de 36% em relação a 2015. No ano que passou, a energia eólica gerou uma cifra de 2,7 GW no SIN, que atualmente é de 140 GW. Gannoum afirmou que no nordeste se encontra a maior parte dos parques eólicos do Brasil, pelo grande potencial em toda a costa, porém, o Rio Grande do Sul também possui grande força.

Até dezembro de 2015, o segmento de energia eólica era responsável por cerca de 5,53% da energia de todo o Brasil. Nos próximos anos esse valor deverá atingir o número de 12%, isso é o que a associação prevê, para assim se tornar segunda maior fonte de energia, perdendo somente para a hidrelétrica.

Bolsa Valores

 

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo