Hemocentro da Paraíba convoca doadores para garantir estoque de sangue

Hemocentro da ParaíbaA equipe do Serviço Social do Hemocentro Paraíba está entrando em contato, por telefone, com todos os doadores cadastrados que estejam aptos para fazerem a doação. O objetivo é aumentar o estoque de sangue de todos os tipos. O número ideal de doadores por dia para manter o estoque abastecido é de 250, e no momento a média diária está em 180 doadores. De acordo com a diretora geral da unidade, Sandra Sobreira, o baixo número de doadores mais o aumento da demanda leva a uma situação preocupante.

“O estoque do Hemocentro chegou a um nível crítico. Estamos iniciando uma parceria com o Círculo do Coração, onde várias crianças vão fazer cirurgia, e estamos muito preocupados, pois nosso estoque está abaixo do normal. Além disso, a demanda está muito grande. O sangue que entra já é logo distribuído para os hospitais, não dá tempo nem de ficar nas prateleiras”, disse Sandra Sobreira.

Mesmo com a convocação por telefone, ainda há necessidade de mais doadores e, para isso, a diretora faz um apelo para que as pessoas procurem o Hemocentro, que fica na Av. Pedro II, em João Pessoa. O Hemocentro da Paraíba está com baixo estoque de sangue de todos os tipos.

“Estamos fazendo uma convocação para as pessoas que podem doar sangue se sensibilizem e venham fazer sua doação, evitando assim que chegue ao ponto de alguém precisar de sangue e a gente não ter como atender. Lembramos que é importante que a pessoa traga um documento oficial com foto para fazer o cadastro, passar pela triagem e, dependendo do resultado das avaliações, passar a ser um doador”, disse Sandra.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue

– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

– Pesar acima de 50 quilos;

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

– Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia;

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo