Hemocentro da Paraíba convoca doadores para garantir estoque de sangue
A equipe do Serviço Social do Hemocentro Paraíba está entrando em contato, por telefone, com todos os doadores cadastrados que estejam aptos para fazerem a doação. O objetivo é aumentar o estoque de sangue de todos os tipos. O número ideal de doadores por dia para manter o estoque abastecido é de 250, e no momento a média diária está em 180 doadores. De acordo com a diretora geral da unidade, Sandra Sobreira, o baixo número de doadores mais o aumento da demanda leva a uma situação preocupante.
“O estoque do Hemocentro chegou a um nível crítico. Estamos iniciando uma parceria com o Círculo do Coração, onde várias crianças vão fazer cirurgia, e estamos muito preocupados, pois nosso estoque está abaixo do normal. Além disso, a demanda está muito grande. O sangue que entra já é logo distribuído para os hospitais, não dá tempo nem de ficar nas prateleiras”, disse Sandra Sobreira.
Mesmo com a convocação por telefone, ainda há necessidade de mais doadores e, para isso, a diretora faz um apelo para que as pessoas procurem o Hemocentro, que fica na Av. Pedro II, em João Pessoa. O Hemocentro da Paraíba está com baixo estoque de sangue de todos os tipos.
“Estamos fazendo uma convocação para as pessoas que podem doar sangue se sensibilizem e venham fazer sua doação, evitando assim que chegue ao ponto de alguém precisar de sangue e a gente não ter como atender. Lembramos que é importante que a pessoa traga um documento oficial com foto para fazer o cadastro, passar pela triagem e, dependendo do resultado das avaliações, passar a ser um doador”, disse Sandra.
A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.
Condições para ser doador de sangue
– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);
– Pesar acima de 50 quilos;
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.
Assessoria