Grêmio vence Lanús e abre final da Libertadores com vantagem

cícertoO tri está cada vez mais perto. Em uma partida disputada, com todos os elementos de uma final de Libertadores, o Grêmio venceu o Lanús por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena, e leva a vantagem para os 90 minutos que decidem a competição, daqui a uma semana, na Argentina. Após quase sofrer o gol no primeiro tempo, Renato Gaúcho mostrou a estrela que brilha mais alto no firmamento tricolor e colocou Jael e Cícero na etapa final. Com passe do centroavante, o meio-campista superou Andrada aos 37 minutos e fez o estádio explodir. O título gremista está logo ali.

Os gremistas reclamaram muito da arbitragem do chileno Júlio Bascuñan no fim dos dois tempos. Primeiro, cobraram pênalti em Ramiro, ao cair na área do Lanús aos 44 da etapa inicial. Até mesmo Renato Gaúcho adentrou ao gramado. Mas no fim de jogo foi ainda mais forte. Tudo porque, no último lance da partida, Jael foi empurrado por Aguirre dentro da área. Bascuñan nada marcou e ainda aproveitou a polêmica para dar o apito final. Desta forma, o árbitro de vídeo não poderia mais ser utilizado, o que despertou mais raiva dos tricolores. As reclamações foram até o túnel de acesso ao campo, com indignação da comissão técnica e dirigentes tricolores.

Com a vitória, o Grêmio precisa de um empate para erguer a taça no dia 29, no estádio La Fortaleza, em Lanús. Se os argentinos devolverem o placar de Porto Alegre, a decisão vai para os pênaltis. Ainda, na final da Libertadores, não há saldo qualificado. Ou seja, se o Tricolor marcar, mas perder por um gol de diferença, tudo se decide também nas penalidades.

Não há decisão sem nervosismo. E, quem esperava um jogo fácil para o Grêmio, errou. O Lanús não deu espaço para o time da casa. E, a partir da metade do jogo, com a confiança aumentando, começou a se soltar. O time foi para frente e só não saiu em vantagem porque Marcelo Grohe vive fase espetacular. O goleiro fez dois milagres, em lances de Martínez e Braghieri. No final, Ramiro caiu na área após dividir com marcadores argentinos, mas a arbitragem entendeu o lance como normal.

O Grêmio voltou melhor do intervalo e passou a controlar as ações, com o Lanús postado para se defender. Aos 10, Bruno Cortez soltou uma bomba de fora da área e obrigou Andrada a fazer sua primeira defesa. Renato tirou Jailson, Fernandinho e Barrios para as entradas de Cícero, Everton e Jael. Cícero mandou uma cabeçada por cima aos 31. Mas aos 37 ele definiu a vitória. Edílson fez um longo lançamento quase do meio de campo, Jael desviou de cabeça, e o meio-campista deu um leve toque na bola para mandar ao gol. No último lance do jogo, Jael foi derrubado na área, mas o árbitro Júlio Bascuñan preferiu encerrar a partida, para a ira dos tricolores.

A situação estava difícil, complicada, nervosa. Com Arthur e Luan em noite apagada e bem marcados, o Grêmio pouco conseguia criar. Renato Gaúcho percebeu que precisava mudar. Sacou Jailson, Fernandinho e Barrios para colocar Cícero, Everton e Jael. Deu certo. Aos 37 minutos do segundo tempo, Edílson fez um lançamento desde o meio de campo para a área. Encontrou a cabeça de Jael, que deu um passe consciente na passagem de Cícero. O meio-campista deu um leve toque na bola, suficiente para enganar Andrada e fazer os 55 mil gremistas explodirem em alegria.

GE

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo