GERAL

Governo decreta emergência em 196 municípios paraibanos afetados pela estiagem

secaO governador Ricardo Coutinho decretou situação de emergência as áreas de 196 municípios afetados por estiagens, considerando, entre outros, os baixos índices pluviométricos e a necessidade de atendimento à população atingida pelo fenômeno da seca, que afeta a Paraíba há vários anos. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (6).
A Gerência Executiva Estadual de Proteção e Defesa Civil explicou que anteriormente decretos com o mesmo conteúdo já haviam sido publicados e sua renovação persiste devido à permanência da estiagem. O decreto anterior, de abril deste ano, listava 170 municípios afetados e desta vez, 26 municípios foram incluídos.
O decreto afirma que as irregularidades pluviométricas vêm causando danos à subsistência e à saúde da população e a estiagem prolongada tem gerado prejuízos significativos às atividades produtivas do estado da Paraíba, principalmente à agricultura e à pecuária dos municípios afetados. O documento ainda cita que as chuvas não foram suficientes para recarga dos mananciais e reservatórios, exigindo ação do poder público estadual.
Em setembro deste ano, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) relatou que dos 125 açudes monitorados, 53 estão em situação crítica, ou seja, com menos de 5% da capacidade máxima. Outros 33 estão com menos de 20%, 39 têm mais de 20% e não há barragens sangrando. A diminuição no volume dos reservatórios foi provocada pelo consumo, evaporação e pela baixa recarga, já que os últimos três meses foram de chuvas abaixo da média. De acordo com a Agência, ainda não há previsão de chuvas significativas no próximo trimestre.
O decreto vem, assim, lançar ações para restabelecer a situação de normalidade e preservar o bem-estar da população e adotar as medidas que se fizerem necessárias.
Secom/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo