BRASIL

Glenn Greenwald (Intercept) será entrevistado no Roda Viva na 2ª feira

Jornalista que vem tirando o sossego da República, do ministro da Justiça, Sergio Moro, e dos agentes da Operação Lava-Jato com a divulgação de conversas entre procuradores, juízes e afins, Glenn Greenwald ocupará o centro do Roda Viva, na TV Cultura, na segunda-feira (2/9). O sócio e fundador do site The Intercept Brasil comparecerá ao programa com transmissão ao vivo, sob o comando de Daniela Lima, em entrevista a uma bancada de jornalistas ainda em fase de definição.

Segundo o site TelePadi, já está pronta a chamada do Roda Viva – que tem o objetivo de apresentar o entrevistado e justificar o convite:

“Advogado constitucionalista, Greenwald é autor de quatro livros entre os mais vendidos do New York Times na seção de política e direito. Seu livro mais recente, No Place to Hide (Sem Lugar Para Se Esconder), descreve o estado de vigilância implementado pelo governo americano e seus aprendizados durante as reportagens sobre os documentos vazados por Edward Snowden.

Antes de fundar o Intercept, Glenn escrevia para o jornal britânico The Guardian e para o portal Salon. Foi o primeiro ganhador, ao lado de Amy Goodman, do Prêmio de Jornalismo Independente Park Center I.F. Stone em 2008 e recebeu o Prêmio Online Journalism de 2010 por sua investigação sobre as condições degradantes na detenção de Chelsea Manning.

Em razão de reportagens sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional – EUA), recebeu o Prêmio George Polk de Reportagens sobre Segurança Nacional; o Prêmio de Jornalismo Investigativo e de Jornalismo Fiscalizador da Gannett Foundation; o Prêmio Esso de Excelência em Reportagens Investigativas no Brasil (foi o primeiro estrangeiro premiado) e o Prêmio de Pioneirismo da Electronic Frontier Foundation.

Ao lado de Laura Poitras, a revista Foreign Policy o indicou como um dos 100 principais pensadores globais de 2013. As reportagens sobre a NSA para o jornal The Guardian receberam o Prêmio Pulitzer de 2014 na categoria Serviço Público.”

Sob nova administração desde o início de agosto – quando mudou de cenário e de âncora –, o programa também passou a ter Leão Serva como diretor de jornalismo. A mudança no Roda Viva é resultado da troca de nomes na presidência da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora. Saiu Marcos Mendonça, indicado no governo Geraldo Alckmin, e entrou José Roberto Maluf, endossado pelo governo João Doria. É do palácio do governo que sai 60% da verba que sustenta a TV Cultura.

Nessa etapa, já foram entrevistados o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; o deputado federal Alexandre Frota; e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Com informações do Telepadi

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo