GERAL

Fortes chuvas deixam milhares de desabrigados na região central de Cuba

chuvas deixam milhares de desabrigados na região central de CubaA região central de Cuba está isolada devido às intensas chuvas dos últimos dias, que provocaram a elevação dos leitos dos rios e inundações nas províncias de Villa Clara, Sancti Spiritus e Cienfuegos, deixando mais de 15 mil desabrigados.

O tráfego por duas das principais estradas da região segue interrompida. Os serviços de ônibus e de trens também não estão operando por causa das tempestades que castigam a área.

A direção da União de Ferrovias de Cuba informou que as chuvas causaram danos nos trilhos e que só restabelecerá o serviço quando conseguir garantir a circulação segura e ininterrupta dos trens.

As condições meteorológicas ruins persistiram nesta segunda-feira após a passagem da tempestade Alberto no fim de semana pela ilha.

A Estrada Nacional, principal rodovia de Cuba, está totalmente bloqueada perto de Villa Clara por causa do transbordamento do rio Sagua la Grande. Segundo a Agência Cubana de Notícias (ACN), as águas cobrem totalmente a via.

O subdiretor da empresa de Recursos Hidráulicos de Villa Clara, Juan José Medina, explicou que as comportas da barragem de Palmarito foram abertas para diminuir o nível do rio Sagua la Grande.

Na província vizinha de Sancti Spiritus, a cerca de 350 quilômetros ao leste de Havana, foram registrados 166 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, e os nove açudes da região que estão no limite do nível permitido continuam a recebendo grandes volumes de água, mas ainda sem transbordar.

Nesta segunda-feira, esta região tinha mais de 1,23 bilhão de metros cúbicos de água acumulada, 103% de sua capacidade de armazenamento, e a barragem de Zaza, a maior do país, vazou nas últimas horas mais de 119 milhões de metros cúbicos e é mantida em monitoramento pelas autoridades de Recursos Hidráulicos.

O chefe da Defesa Civil Nacional, general Ramón Pardo Guerra, pediu que as medidas de segurança e proteção sejam “extremas” para novas chuvas em Sancti Spíritus.

Em cidades desta mesma área, como a turística Trinidad, Cabaiguán, Fomento e Yaguajay, quase 6.0000 pessoas continuam fora de suas casas devido à cheia e ao transbordamento de rios. Na agricultura, os primeiros estragos foram relatados em cultivos locais de banana, batata-doce, feijão e tabaco.

Na província de Cienfuegos, a refinaria de petróleo localizada na cidade homônima sofreu danos, com a inundação das instalações. Parte do sistema de tratamento de resíduos também foi afetada, provocando um vazamento de 12 mil metros cúbicos de águas poluídas na baía de Cienfuegos. O impacto ecológico está sendo avaliado por autoridades do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Os mais recentes relatórios também indicam que na província de Matanzas, no oeste do país, mais de 2,3 mil pessoas tiveram que ser levadas para locais seguros.

Agência EFE

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo