Flamengo vence Fluminense na primeira partida da final

BerríoO nome de Everton na escalação deste domingo talvez tenha sido a melhor notícia para o Flamengo antes de a bola rolar. Por trás do que poderia ser uma simples decisão de Zé Ricardo, sacrifício. Fora do jogo na quarta-feira passada por conta de entorse no tornozelo esquerdo, o camisa 22 não mediu esforços para voltar ao time na primeira partida da final do Carioca diante do Fluminense. Foi a campo à base de injeção de anti-inflamatório e mostrou – de novo – que o time considerado titular de Zé Ricardo vai além de Diego e Guerrero.

Foi (de novo) taticamente fundamental para a vitória rubro-negra. A missão agora é tê-lo 100% para quarta-feira, pela Libertadores, contra o Universidad Católica, no Maracanã.

A incerteza e a injeção para jogar

O Flamengo seguirá por, pelo menos mais algumas semanas, sem a referência de Diego – que operou o joelho e está em fase de recuperação. Na quarta, a ausência de Everton diante do Atlético-PR só foi confirmada na última hora. Apesar de ter treinado na véspera, o tornozelo seguia inchado e não haveria condições de atuar. Por mais que o Rubro-Negro tenha criado boas chances na Arena da Baixada, foi visível a falta de velocidade e conexão ao ataque com a ausência do camisa 22. Frustrado, assistiu ao jogo do fora de campo.

Desde então, foram três dias de corrida contra o tempo. Everton treinou quinta, sexta e sábado normalmente com o grupo. Colocou-se à disposição do técnico Zé Ricardo para a decisão.

Ainda assim, precisou de uma injeção de anti-inflamatório horas antes do confronto.

– É difícil. Só eu sei que estou passando aqui. Mas é final, vale o sacrifício. Quarta-feira não deu, estava muito inchado. Mas hoje tomei injeção e fui – disse um sincero Everton, no intervalo do jogo no Maracanã.

A resposta veio nos primeiros 45 minutos da decisão. Everton é aquele jogador que participa da maior parte das jogadas de ataque e faz esforço para retornar na defesa. Neste domingo, deu trabalho na ponta esquerda, sobretudo para o lateral tricolor Lucas, e atrapalhou os avanços de Richarlison no primeiro tempo. Sua movimentação ofensiva – ao lado de Orlando Berrío – inibiu os avanços do Fluminense. A sacada de Zé Ricardo para anular o Tricolor foi usar exatamente a arma clássica de Abel Braga: velocidade.

Everton fez boa dobradinha atuando mais perto de Trauco e permitindo subidas do peruano ao ataque. Chamava as jogadas e também marcava, fazendo valer sua capacidade de atuar como lateral – fez dois desarmes importantes. Para coroar a atuação, também foi dele o gol do jogo após falha do zagueiro Renato Chaves.

O Flamengo agora volta suas atenções para a Libertadores. Na quarta-feira, recebe o Universidad Católica, às 21h45, no Maracanã, no jogo que pode definir sua classificação da fase de grupos do torneio.

O time se reapresenta na tarde desta segunda-feira no Ninho do Urubu.

GE

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo