Fábio de Brito abre nova exposição na Estação Cabo Branco nesta quinta-feira (4)

Fábio de BritoUm diálogo estético e antropológico pode ser feito na exposição “Gretas” de autoria do artista visual Fábio de Brito, que será aberta nesta quinta-feira (4), às 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público e a exposição individual do artista prossegue aberta para visitação pública até o dia 5 de outubro, de terça a sexta-feira das 9h às 21h, sábados, domingos e feriados das 10h até 12h.

Em “Gretas” o público vai conferir 12 telas em técnica mista, em óleo sobre tela, além de imagens das exposições, cartas da Presidência da República e do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, parabenizando pela iniciativa da exposição, que consegue relacionar a questão social da transposição do Rio São Francisco.

“A exposição Gretas fecha mais um ciclo de minha carreira”, comentou Fábio de Brito. As pinturas tem a identidade nordestina como ponto de partida e que dialoga com a visualidade da tatuagem Maori, da Polinésia. “São identidades subversivas entre si, embora as duas culturas comunguem de realidades geográficas diferentes, porém similares numa existência precária, rústica e escassa”, acrescentou Fábio.

Nesta exposição o artista relaciona dois momentos de sua criação. O primeiro em que consta a apresentação à coleção “Transposições de uma Partilha”, projeto artístico de pinturas que conquistou repercussão nacional e se tornou um marco na luta pela transposição das águas do Rio São Francisco. O segundo momento da exposição Gretas apresenta pinturas de série “Lugares Subversivos”.

O trabalho “Transposições de uma Partilha” foi exposto no Palácio do Planalto, Senado Federal, Ministério da Integração e Congresso Nacional, em Brasília (DF) e será mostrado pela primeira vez ao público paraibano, depois de seis anos. O destaque deste momento da exposição é para o painel de 2 metros largura por 1 metro de altura, intitulado “Transposições de uma Partilha”, que originou uma coleção de 20 obras em tamanhos menores.

“Como essas obras de menor porte já foram adquiridas por colecionadores individuais em Brasília, estaremos expondo fotografias e arquivos pessoais do processo de criação do artista, além das areias originais colhidas por ele nas divisas dos quatro Estados beneficiados pela Transposição do São Francisco: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará”, comentou a curadora da exposição Juliana Alves.

Sobre o artista – Fábio de Brito Inocêncio é natural do município de Puxinanã (PB), localizada a 150 quilômetros da Capital João Pessoa. É estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de artes visuais. É um artista em que o trabalho traz para o público tema filosófico e existencial.

Realizou mais de 40 exposições individuais e coletivas em diversos Estados brasileiros, das quais se destacam: Liberdade na Galeria de Artes Mestre Galdino, SESC, Caruaru (PE), em 2012. Transposições de Uma Partilha, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, Palácio do Planalto, Ministério da Integração Nacional, Congresso Nacional, Espaço Cultural Zumbí dos Palmares, Senado Federal (Brasília). “O Preço”, no Salão Nacional AGAPA, em Porto Alegre (RS), Cem Anos de Aviação | Salão Internacional AGAPA, Gramado (RS), 2006. E ainda as exposições coletivas As Cores da Arte Paraibana, no Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro (RJ), 2010 e Artistas Brasileiros, Salão Branco, no Senado Federal em Brasília (DF).

Recebeu o Prêmio SECOPA da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, Prêmio Internacional AGAPA | Associação Gaúcha de Pintura Artística (2006), Prêmio Nacional Fiat (2002), Prêmio Nacional Directv, A liberdade está em suas mãos (2001).

SERVIÇO:

Exposição Greta

Artista: Fábio de Brito

Abertura: Quinta-feira (4)

Hora: 19h

Local: Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco

Até 5 de outubro

Horário de visitação: Terça a sexta-feira das 9h até 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h até 21h.

Entrada gratuita

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo