GERAL

EXPOTEC inicia próxima quarta-feira

Evento reunirá profissionais de tecnologia, robótica, software livre, Web, Internet, mídia alternativa, inclusão digital e games de todo o país

EXPOTEC 2015 capaDe 27 a 30 de maio a EXPOTEC vai reunir no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, na Paraíba, atividades da área de tecnologia (web, desenvolvimento, games, robótica e software livre) e debates com foco na democratização do conhecimento (inclusão digital, mídias alternativas e encontro de blogueiros). Cerca de 100 palestrantes e especialistas conduzirão debates, oficinas e cursos de capacitação, competições, maratona de desenvolvimento e os encontros. O ministro das Comunicações Ricardo Berzoine, e o Diretor Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser são convidados especiais para a abertura.

A EXPOTEC será um espaço onde o governo, as universidades, o setor privado e os movimentos sociais discutirão as melhores estratégias para democratizar o acesso à Internet e às comunicações, estimular a inovação tecnológica, os processos criativos e a produção de conteúdos nacionais no ambiente da economia digital.

“O objetivo do evento é articular de forma sustentável a sintonia de temáticas do mundo da tecnologia com o de comunicação, fortalecendo as mídias alternativas. As oportunidades de interação nas áreas de tecnologia emergem do intercâmbio de iniciativas entre a comunicação, a computação e o mercado de TI”, declarou o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), realizadora do evento, Percival Henriques.

Ele disse ainda que: “A realização de mais um evento reunindo profissionais de várias partes do país e do mundo em João Pessoa será de extrema importância para o turismo de eventos no estado, além de fazer com que a Paraíba seja palco de grandes discussões em torno da Tecnologia e áreas como o ativismo digital e software livre”.

Durante a Expotec será realizado o 8º Encontro Nacional da Anid, onde associados do Brasil inteiro irão compartilhar experiências. Sob o tema “Infraestrutura para Inclusão Digital, Inovação e Geração de Conteúdo para a Internet” , o encontro tem o objetivo de discutir aspectos tecnológicos e políticos da inclusão digital, estreitar relacionamentos com empresas ligadas à tecnologia da informação, empresários, políticos e, principalmente, movimentos sociais e promover a inclusão digital através da disseminação do conhecimento.

O coordenador geral do evento e palestrante, Anahuac de Paula Gil, também destacou a pluralidade da EXPOTEC como grande diferencial entre os demais eventos da área ocorridos em outras regiões do Brasil. “A EXPOTEC é o resultado da fusão de diversas tendências da tecnologia que realizavam seus eventos de forma isolada. Unir todos os atores permite a realização de um marco: o maior evento de tecnologia do Nordeste”, disse.

Inovação tecnológica e democratização da comunicação

As inovações tecnológicas estarão sendo demonstradas na Feira de Exposição Expotec, com a participação de empresas, universidades, instituições e setores da administração pública. O acesso a essa área será livre e o visitante não precisa se cadastrar. Neste local, no dia 28, será transmitido a conferência internacional do Google, o Google I/O, onde a empresa lança as novidades do ano em tecnologia e mobilidade: produtos em fase experimental que, quando emplacam, são comercializados por empresas gigantes do setor.

No segmento de desenvolvimento de software e Internet, as tecnologias vestíveis serão um dos focos. Além de palestras sobre o tema, a maratona de desenvolvimento Google I/O Extended Hackathon BR vai propor a criação de um aplicativo para dispositivos vestíveis Android Wear e para o Chromecast, um aparelho que facilita a assistir a vídeos online, música e todo conteúdo da Web na TV.

O Software Livre terá a promoção na Expotec através de um dos maiores incentivadores internacionais, o Diretor Executivo da Linux International, Jon “Maddog” Hall. Na área de Robótica as atrações ficam por conta dos desafios das competições de robôs. E em Games, os jogos independentes, os Indie Games, estarão no centro dos desenvolvimentos. E a instituição W3C estará coordenando as atividades em Web, como workshops de novas tecnologias Web, HTML 5, CSS 3, atraindo especialmente desenvolvedores front-end. O acesso às palestras e oficinas ocorrerão através de inscrição na Expotec.

A inclusão digital e a questão da democratização das comunicações estarão sendo debatidas, entre outros palestrantes, pelo presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques; por jornalistas como Paulo Moreira Leite, Altamiro Borges, Cynara Menezes, Francilene Garcia, Conceição Oliveira (Maria Frô), e por pesquisadores como Guido Lemos, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), Madrilena Feitosa, da UFPB e Luciana Chianca, do projeto Pamin, para destacar alguns nomes.

As inscrições podem ser feitas no site do evento, expotec.org.br

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo