GERAL

EXPOTEC inicia próxima quarta-feira

Evento reunirá profissionais de tecnologia, robótica, software livre, Web, Internet, mídia alternativa, inclusão digital e games de todo o país

EXPOTEC 2015 capaDe 27 a 30 de maio a EXPOTEC vai reunir no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, na Paraíba, atividades da área de tecnologia (web, desenvolvimento, games, robótica e software livre) e debates com foco na democratização do conhecimento (inclusão digital, mídias alternativas e encontro de blogueiros). Cerca de 100 palestrantes e especialistas conduzirão debates, oficinas e cursos de capacitação, competições, maratona de desenvolvimento e os encontros. O ministro das Comunicações Ricardo Berzoine, e o Diretor Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser são convidados especiais para a abertura.

A EXPOTEC será um espaço onde o governo, as universidades, o setor privado e os movimentos sociais discutirão as melhores estratégias para democratizar o acesso à Internet e às comunicações, estimular a inovação tecnológica, os processos criativos e a produção de conteúdos nacionais no ambiente da economia digital.

“O objetivo do evento é articular de forma sustentável a sintonia de temáticas do mundo da tecnologia com o de comunicação, fortalecendo as mídias alternativas. As oportunidades de interação nas áreas de tecnologia emergem do intercâmbio de iniciativas entre a comunicação, a computação e o mercado de TI”, declarou o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), realizadora do evento, Percival Henriques.

Ele disse ainda que: “A realização de mais um evento reunindo profissionais de várias partes do país e do mundo em João Pessoa será de extrema importância para o turismo de eventos no estado, além de fazer com que a Paraíba seja palco de grandes discussões em torno da Tecnologia e áreas como o ativismo digital e software livre”.

Durante a Expotec será realizado o 8º Encontro Nacional da Anid, onde associados do Brasil inteiro irão compartilhar experiências. Sob o tema “Infraestrutura para Inclusão Digital, Inovação e Geração de Conteúdo para a Internet” , o encontro tem o objetivo de discutir aspectos tecnológicos e políticos da inclusão digital, estreitar relacionamentos com empresas ligadas à tecnologia da informação, empresários, políticos e, principalmente, movimentos sociais e promover a inclusão digital através da disseminação do conhecimento.

O coordenador geral do evento e palestrante, Anahuac de Paula Gil, também destacou a pluralidade da EXPOTEC como grande diferencial entre os demais eventos da área ocorridos em outras regiões do Brasil. “A EXPOTEC é o resultado da fusão de diversas tendências da tecnologia que realizavam seus eventos de forma isolada. Unir todos os atores permite a realização de um marco: o maior evento de tecnologia do Nordeste”, disse.

Inovação tecnológica e democratização da comunicação

As inovações tecnológicas estarão sendo demonstradas na Feira de Exposição Expotec, com a participação de empresas, universidades, instituições e setores da administração pública. O acesso a essa área será livre e o visitante não precisa se cadastrar. Neste local, no dia 28, será transmitido a conferência internacional do Google, o Google I/O, onde a empresa lança as novidades do ano em tecnologia e mobilidade: produtos em fase experimental que, quando emplacam, são comercializados por empresas gigantes do setor.

No segmento de desenvolvimento de software e Internet, as tecnologias vestíveis serão um dos focos. Além de palestras sobre o tema, a maratona de desenvolvimento Google I/O Extended Hackathon BR vai propor a criação de um aplicativo para dispositivos vestíveis Android Wear e para o Chromecast, um aparelho que facilita a assistir a vídeos online, música e todo conteúdo da Web na TV.

O Software Livre terá a promoção na Expotec através de um dos maiores incentivadores internacionais, o Diretor Executivo da Linux International, Jon “Maddog” Hall. Na área de Robótica as atrações ficam por conta dos desafios das competições de robôs. E em Games, os jogos independentes, os Indie Games, estarão no centro dos desenvolvimentos. E a instituição W3C estará coordenando as atividades em Web, como workshops de novas tecnologias Web, HTML 5, CSS 3, atraindo especialmente desenvolvedores front-end. O acesso às palestras e oficinas ocorrerão através de inscrição na Expotec.

A inclusão digital e a questão da democratização das comunicações estarão sendo debatidas, entre outros palestrantes, pelo presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques; por jornalistas como Paulo Moreira Leite, Altamiro Borges, Cynara Menezes, Francilene Garcia, Conceição Oliveira (Maria Frô), e por pesquisadores como Guido Lemos, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), Madrilena Feitosa, da UFPB e Luciana Chianca, do projeto Pamin, para destacar alguns nomes.

As inscrições podem ser feitas no site do evento, expotec.org.br

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo