EUA lançam ataque aéreo contra Estado Islâmico perto de Bagdá
Os Estados Unidos lançaram nesta segunda-feira (15) um ataque aéreo contra alvos do grupo Estado Islâmico(EI) ao sul de Bagdá, capital do Iraque, afirmou o Comando Central dos EUA nesta segunda. Foi o primeiro ataque aéreo contra o EI na região de Bagdá, informou um funcionário da secretaria de Defesa à agência France Presse.
O ataque é uma expansão da campanha da administração de Barack Obama contra militantes do grupo jihadista que ocupou cidades do Iraque e da Síria e decapitou reféns ocidentais.
“O ataque aéreo ao sul de Bagdá foi o primeiro ataque lançado como parte da expansão de nossos esforços em proteger nossa população e missões humanitárias para atingir alvos (do Estado Islâmico) enquanto forças iraquianas continuam sua ofensiva”, afirma o Comando Central em um comunicado.
Segundo disse o funcionário à AFP, aviões de guerra norte-americanos lançaram ataques perto de Bagdá enquanto outras aeronaves atacavam as montanhas de Sinjar a oeste de Mosul, no norte do país.
Incursões contra a Síria
Segundo disse à AFP outro alto funcionário americano, que pediu para ter a identidade preservada, os Estados Unidos atacarão o sistema antiaéreo sírio se qualquer avião americano for enquadrado como alvo durante as missões contra o EI na Síria.
O funcionário disse que Washington sabe onde estão as baterias antiaéreas sírias e que os pilotos americanos têm meios para se defender.
Segundo o funcionário americano, se o presidente sírio, Bashar al Assad, recorrer à força militar para interferir nas incursões americanas contra o EI, colocará em risco as unidades envolvidas.
Obama descartou qualquer possibilidade de que seu governo colabore com Assad para combater um inimigo comum, o EI, que controla amplas zonas no norte do Iraque e Síria.
Washington considera Assad um criminoso de guerra, que massacrou seu próprio povo durante a atual guerra civil.
G1