GERAL

EUA fecham temporariamente acesso na passagem fronteiriça de San Ysidro

acesso na passagem fronteiriça de San YsidroA passagem fronteiriça de San Ysidro, que liga San Diego (EUA) e Tijuana (México), onde milhares de migrantes aguardam para pedir asilo nos Estados Unidos, foi fechada nesta segunda-feira para a colocação de “materiais de reforço”, informou o Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP) americano.

Esta medida, que pegou de surpresa milhares de pessoas que transitam diariamente entre ambos os países, corresponde ao fechamento “temporário” tanto da passagem de veículos como da de pedestres do lado leste, indicou uma porta-voz do CBP.

A passagem dos EUA para o México não será afetada, informaram autoridades.

Dezenas de agentes de segurança vigiavam hoje a passagem para a Califórnia, enquanto notificavam os automóveis que esperavam na fila sobre a decisão.

Por enquanto, a entrada para a Califórnia se limita ao porto internacional de Otay Mesa e à passagem de pedestres do lado oeste em San Ysidro.

Há uma semana, tropas americanas fecharam a passagem em três das 26 pistas para veículos de San Ysidro para a instalação de muros de contenção e alambrado, em antecipação à chegada da caravana de migrantes que recentemente chegou à fronteira.

Por enquanto, autoridades do CBP não informaram quanto tempo irá durar o fechamento e se limitaram a prometer mais detalhes nas próximas horas.

Diariamente, a passagem internacional de San Ysidro recebe cerca de 50 mil veículos e 25 mil pedestres.

Agência EFE

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo