ENTRETENIMENTO

Espetáculo Bagaço aporta na cidade Campina Grande

Foto: Divulgação

O espetáculo BAGAÇO é resultado de uma investigação que visou dialogar artisticamente com o espetáculo de dança paraibano Caldo da Cana (1984), numa tentativa de reinscrevê-lo na história da dança local. O espetáculo aporta na cidade de Campina Grande e acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral, neste domingo (01), a partir das 20h.

Partindo de memórias de bailarinos que dançaram o Caldo da Cana, assim como de seus vestígios materiais, BAGAÇO é um registro de afetos. É uma criação baseada na nossa própria experiência perceptiva destas lembranças, é como este espetáculo nos toca e nos leva à ação.

É, antes de tudo, ressignificação. Do vento no canavial aos gestos que mais marcaram cada bailarino. De temas como religiosidade e sexualidade a relações de trabalho. De algo não visto e não ouvido por nós, mas que presentificamos através de nossos corpos ao lhe retomarmos. Dos bagaços que restam da cana.

SOBRE O CALDO DA CANA
O Caldo da Cana foi uma montagem paraibana de 1984, que articulou de modo pioneiro artistas de diversas linguagens e representou o forte desejo de profissionalização da dança paraibana. Com recursos do extinto Instituto Nacional de Artes Cênicas – INACEN, através do Serviço Brasileiro de Dança, foi uma produção da recém inaugurada Fundação Espaço Cultural da Paraíba – FUNESC.

Com coreografia de Rosa Cagliani, roteiro de Waldemar Solha, direção teatral de Fernando Teixeira, música original de Carlos Anísio e Odair Salgueiro, executada pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, o Caldo da Cana foi dançado pelos bailarinos do grupo Dança Livre, o qual era coordenado por Zett Farias.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo