Especialista discute durante evento, o panorama da Organização das Pessoas com Doença Falciforme no Brasil

conselho nacional de falciformeO Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande (CMS/CG), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande (CMS-CG) e a Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH) realizarão no dia 17 de novembro, no auditório da Vila do Artesão, das 8h às 17h, o “III Encontro de Pessoas com Doença Falciforme da Borborema”.

Alusivo ao dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a temática abordada esse ano será “Panorama da Organização das Pessoas com Doença Falciforme no Brasil: desafios dos Movimentos Sociais”. O evento contará com a participação da palestrante Maria Zenó Soares da Silva que é graduada em Serviço Social pela UFMG e pós-graduada em Saúde Pública e Ciências Políticas.

Maria Zenó que é também, portadora da doença falciforme é a presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas). A associação é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1991 e constituída por amigos, familiares e pessoas com doença falciforme. Sua meta é a organização social das pessoas com a doença, buscando o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas.

“Tive diagnóstico tardio, pois na minha época não existia teste do pezinho. Mas sempre tive muitas crises e internações. Quando se é portador de uma doença assim é difícil aceitar que você é diferente, mas é preciso aprender a conviver com essas diferenças. Não parei de sonhar, apenas adaptei os meus sonhos a sonhos possíveis à minha realidade”, afirma Zenó.

O III Encontro de Pessoas com Doença Falciforme da Borborema conta ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (SEDUC); Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande (SEMAS); Vila do Artesão de Campina Grande; Comitê de Saúde da População Negra (SES/PB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Movimento Negro de Campina Grande (MNCG).

Durante o evento, haverá uma apresentação Cultural com a participação da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos e do cantor e professor da Rede Pública de Ensino, Bosco Júnior.

DIÁRIO PB

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo