GERAL

Encontro de Iniciação Científica reunirá 1700 alunos de todas as áreas do conhecimento

ENICApresentar as pesquisas desenvolvidas nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse é um dos objetivos do XXV Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da UFPB, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq). Na edição 2017, o evento ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro, nos campi de João Pessoa e do Litoral Norte; e nos dias 8 e 9 de novembro, nos campi de Areia e Bananeiras.

O encontro, além de ser um momento de apresentação de pesquisas, é uma forma de aproximar estudantes e docentes dos diversos Centros de Ensino da instituição. “O objetivo é justamente que eles conheçam o que outros estão pesquisando, que aumentem a cooperação institucional e que, acima de tudo, a comunidade saiba o que tem sido produzido na UFPB”, explica o pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros.

Cerca de 1700 alunos devem participar do evento, entre bolsistas e voluntários de iniciação científica e de iniciação tecnológica e inovação. Todos os trabalhos serão apresentados oralmente, numa média de dez apresentações por sala. Uma novidade dessa edição é a descentralização, permitindo que todos os centros tenham atividades durante a semana. A programação do evento está disponível na página da Propesq.

Formação

De acordo com Medeiros, a participação dos alunos tem aumentado a cada ano. “A reitoria tem tido atenção especial para a iniciação científica, que é a base da formação dos cientistas brasileiros, apesar dos gravíssimos cortes de recursos que estamos sofrendo”, analisa. O pró-reitor informa, ainda, que uma alta taxa de alunos que participam de pesquisas na graduação ingressa nos programas de pós-graduação da UFPB e de outras universidades.

Ufpb

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo