GERAL

Dom Marcelo será sepultado na Basílica de Nossa Senhora das neves

Dom MarceloO corpo do Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, será velado neste domingo, 26, a partir das 10 horas, na Catedral da Sé, em Olinda (PE). A missa de corpo presente ocorrerá a partir das 16 horas. Depois seu corpo será levado para a Catedral de Guarabira (PB), onde será velado durante a noite desse domingo. Na Segunda-feira pela manhã haverá uma missa em Guarabira e logo após o corpo virá para João Pessoa (PB), com chegada prevista para 09h30. Dom Marcelo será velado na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A missa de exéquias e sepultamento está marcada para 16 horas.

A família do religioso beneditino gostaria de sepultá-lo no mausóleo particular que possui em Recife (PE), mas, por determinação do Papa Francisco, seguindo as tradições da Igreja Católica, Dom Marcelo terá seus restos mortais guardados em um esquife especialmente reservado dentro da Basílica paraibana. Em novembro de 1981 foi designado bispo da recém-criada Diocese de Guarabira. No final de 1995 foi designado Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, exercendo a função até maio de 20.

Carvalheira, que foi perseguido e preso no período da Ditadura Militar brasileira, tendo atuado de forma decisiva em diversos conflitos agrários na região, inclusive nas negociações entre governo e as Ligas Camponesas, tinha um perfil clerical bastante identificado com a chamada Teoria da Libertação. Durante sua atuação na Paraíba passou a ser conhecido com “Dom Ternura”.

Dom Marcelo lutava contra uma diabetes avassaladora nos últimos anos. Ordenado padre em Roma, em 1953, o religioso passou mal na manhã do sábado, 26, e foi levado a um hospital da capital pernambucana onde já havia chegado num quadro de pré-óbito.

DALMO OLIVEIRA Exclusivo para o DIARIOPB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo