‘De Repente no Espaço’ traz os repentistas Jonas Bezerra e Miro Pereira

De Repente no EspaçoO mês de agosto na Fundação Espaço Cultural começa com mais uma edição do projeto De Repente no Espaço, nesta quarta (2). Desta vez, os convidados são os repentistas Jonas Bezerra (CE) e Miro Pereira (RN). O evento acontece no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h, e a entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Quem já conhece a dinâmica das apresentações sabe que o público também tem o seu momento de interação com os convidados, sugerindo temas e rimas. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.

Para o público fiel do projeto é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Miro Pereira – Potiguar nascido em Patu, já tem mais de 30 anos de estrada. Contabiliza em suas andanças mais de 300 participações em festivais. Também é conhecido por promover importantes eventos de cantoria em cidades do Rio Grande do Norte.

Jonas Bezerra – Nasceu em 17 de fevereiro de 1987 em Iguatu (CE), é de uma família de tradição poética, como por exemplo seu pai (Chico Alves) repentista profissional com mais de 40 anos de experiência. Jonas Bezerra começou a cantar profissionalmente aos 15 anos de idade. Já participou de mais de 150 festivais de repentistas em todo Brasil, disputando com as maiores expressões da cultura popular do gênero, sendo consagrado ao primeiro lugar em muitos festivais na região Nordeste. É autor de um projeto escolar e trabalha na inclusão da Literatura de Cordel na sala de aula como disciplina. É autor do projeto e articulador do 1°Simpósio da Cantoria com a inovação em foco. Na área televisiva fez uma participação no filme “Humberto Teixeira” de Denise Dumont improvisando sobre a influência que suas músicas têm para com a cultura do nordeste.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados.

O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

DPB com Funesc

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo