Cortando as asas: STF tira de Moro depoimentos que citam Lula e Mantega

Decisão partiu da Segunda Turma do STF e atinge os depoimentos prestados por executivos da JBS

 

O STF decidiu ontem (15) retirar do Juiz Sérgio Moro, condutor da Lava Jato no Paraná, os depoimentos prestados pelosexecutivos da JBS que citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da

JUIZ-SERGIO-MORO-Hugo-Harada0117Silva e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Dessa maneira, as informações fornecidas na delação premiada de Joesley Batista, dono da JBS, e por um de seus diretores, Ricardo Saud, ficarão somente na Justiça Federal em Brasília, a cargo do Juiz Federal Ricardo Leite.

Na delação constam que executivos supostamente depositaram dinheiro em contas de Lula e Dilma no exterior, em contrapartida a aportes fornecidos pelo BNDES, supostamente tendo Mantega como intermediador.

A insegurança jurídica foi levantada como justificativa para o encaminhamento dos depoimentos ao Juiz Federal Ricardo Leite. Segundo Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski “o envio do material para dois juízes gera indefinição de quem poderia julgar o ex-presidente e o ex-ministro”.

Na dúvida argumentada pelo STF Moro sai de cena enfraquecido e Ricardo Leite, em Brasília, recebe os depoimentos da JBS.

 

Da Redação
Foto: Hugo Harada

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo