MÚSICA

Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba nesta quinta-feira (18) com música brasileira como destaque

Músicas dos brasileiros José Siqueira e Rogério Duprat estão no concerto que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba vai apresentar nesta quinta-feira, 18 de maio, às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Com regência do maestro titular da OSJPB, Luiz Carlos Durier, o 3º concerto da temporada 2023 vai contar com a participação da violinista Julia Fernandes como solista.

“Todas as obras do concerto apelam para as grandes emoções, como paixão, esperança, sensualidade e orgulho da terra natal”, disse o maestro Durier. “O público terá contato com obras importantes, que serão tocadas pela primeira vez em nossa sala. ‘Cenas Históricas’, de Sibelius, por exemplo, é um retrato da história e o orgulho da Finlândia, país onde nasceu o compositor”, explicou.

Durier ressaltou também a “Peça de Concerto para Violino”, de Camile Saint-Saens, que segundo ele, favorece ao solista demonstrar todas as habilidades musicais e técnicas. “A obra de abertura é uma linda e encantadora canção de Edward Elgar, intitulada ‘Rosemary’, e eu gostaria também de destacar a ‘Dança Nordestina’, do compositor paraibano José Siqueira”, completou o maestro.

Após a abertura com “Rosemary”, do inglês Edward Elgar, a Orquestra Jovem vai executar, com a solista Júlia Fernandes, a “Peça de Concerto para Violino e Orquestra, Op. 62”, composição do francês Camile Saint-Saens. Em seguida, será a vez do público conferir a música do finlandês Jean Sibelius: “Cenas Históricas n. 1, Op. 25 (Abertura, Cena – Tempo de Minueto e Festivo – Tempo de Bolero)”.

A música brasileira estará presente nessa parte do concerto, com a execução de “Dança Nordestina”, do paraibano nascido na cidade de Conceição, José Siqueira, que foi compositor, maestro, professor, musicólogo e acadêmico brasileiro, fundador das principais orquestras brasileiras e um dos mais importantes nomes da música erudita mundial.

O terceiro concerto da temporada segue com as músicas “Dança Húngara n. 5”, do alemão Johannes Brahms, com orquestração de Albert Parlow; “Tuscaloosa Tango”, composição do americano Daniel Leo Simpson, e encerrando com a obra do compositor, arranjador e maestro brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, Rogério Duprat, um dos mais importantes participantes do movimento musical Tropicália. Dele, a Orquestra Jovem vai executar “Baianos D’Outrora”, com as músicas Baby, Domingo no Parque, Alegria, Alegria e Tropicália, proporcionando um final alegre e festivo ao concerto.

O regente – O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

A solista – Julia Fernandes nasceu em João Pessoa (PB) e iniciou os estudos de violino aos nove anos de idade, na cidade de Eusébio (CE). Desde então, participa de diversos festivais de música por todo o país e de masterclass com renomados professores brasileiros e estrangeiros. Em 2011, ingressou no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba, com a professora Sandra Aquino, e na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba, sob regência da maestrina Norma Romano.

Em 2020, a violinista foi premiada no International Classic Web Competition, realizado por instituição italiana, e no ano seguinte, recebeu mais uma premiação internacional pelo Concours International Eurochestries – Jovens Talentos da Música Clássica. No ano passado, recebeu ainda a premiação da IX Edição Concurso Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa, na cidade de Fortaleza (CE).

Atualmente, Julia Fernandes cursa o bacharelado em música pela UFPB e atua como violinista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

DiárioPB com Ascom

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo