GERAL

Com resultado apertado, Kuczynski comemora vitória no Peru

KuczynskiO Escritório Nacional de Processos Eleitorais no Peru (ONPE) anunciou nesta quinta-feira (9) o resultado da apuração das eleições presidenciais com 100% das urnas processadas, em que Pedro Paulo Kuczynski, do Peruanos Pela Mudança (PPK), tem 50,12% dos votos contabilizados ante 49,88% de Keiko Fujimori, do Força Popular.

O órgão não o proclamou oficialmente como novo presidente. Ainda assim, PPK comemorou pelo Twitter. “Obrigado Peru! É hora de trabalhar junto pelo futuro do nosso país”, tuitou. “Obrigado pelos que votaram em mim e aos que votaram contra mim… Prometo a vocês um país melhor e diferente (…). Temos que trabalhar como um só país, com muitas opiniões. Ofereço a vocês humildade, conciliação, diálogo e, sobretudo trabalho”.

De todas as urnas processadas, 77.134 ou 99,77% foram contabilizadas. Ainda 173 urnas ou 0,22% não foram contabilizadas e serão enviadas para análise da justiça eleitoral. O jornal peruano “La República” informa, no entanto, que elas não representam votos suficientes para reverter o resultado em favor de Keiko — ou seja, Kuczynski é o virtual presidente eleito, só falta isso ser confirmado oficialmente.

A presidente Michelle Bachelet, do Chile, telefonou para Kuczynski para parabenizá-lo pela vitória. Juan Manuel Santos, da Colômbia, também o parabenizou pelo Twitter: “Grande amigo pessoal e grande amigo da Colômbia”. PPK ainda agradeceu em sua conta na rede social os presidentes da Argentina, Maurício Macri, e do Peru, Ollanta Humala Tasso.

A diferença de votos válidos entre os dois candidatos é de 41.438 votos. Pedro Pablo Kuczynski tem até o momento 8.580.474 votos, enquanto Keiko Fujimori tem 8.539.036.

Apoiadores imediatamente comemoraram a vitória de Kuczynski nos arredores da sede de sua campanha em Lima, informa a Associates Press. Apesar do clima de celebração, a campanha de Fujimori parece não ter pressa para reconhecer a derrota. Pedro Spadaro, um deputado que trabalha na campanha de Fujimori, disse à Associated Press que eles estão esperando que o Conselho Eleitoral Nacional proclame o vencedor antes de ceder.

Equipe de transmissão
Desde antes da divulgação dos 100% das urnas processadas, representantes do PPK já consideravam que não havia mais riscos de derrota, de acordo com a agência France Presse.

“Já podemos dizer que Pedro Paulo é presidente (…) Sabemos que a margem é bastante apertada, mas finalmente a população decidiu a alternativa do Peruanos Por el Kambio”, disse o primeiro-vice-presidente da chapa de PPK, Martin Vizcarra, ao chegar à casa de seu candidato.

Com base em seus próprios cálculos, o Peruanos Por el Kambio já começou a adiantar os trabalhos e organizar sua equipe para a transmissão de cargo com o governo de Ollanta Humala, que se encerra em 28 de julho. Esta equipe será chefiada pela segunda vice-presidente da chapa do PPK e legisladora eleita, Mercedes Aráoz.

Kuczynski, ex-ministro da Economia, sabe que terá que estender pontes ao fujimorismo, que controla 73 dos assentos do Congresso que assumirá em 28 de julho e no qual seu partido tem apenas 18 representantes. Serão vitais para fazer reformas.

Processo eleitoral
Parlamentares do partido conservador de Keiko Fujimori levantaram dúvidas sobre o processo eleitoral do país nesta quinta-feira, embora tenham dito que aceitarão os resultados oficiais do pleito mais disputado em décadas no país.

O parlamentar Pedro Spadaro e o congressista eleito Daniel Salaverry afirmaram que integrantes do partido haviam detectado irregularidades em postos eleitorais na Amazônia e nos Estados Unidos e estavam pedindo às autoridades a anulação desses votos, alguns dos quais já foram contabilizados.

Num centro de votação, mais pessoas votaram do que o número de registrados, disse Spadaro. “Ninguém, absolutamente ninguém, nenhum dos partidos políticos, pode se declarar vitorioso ainda”, afirmou Spadaro em comentários transmitidos de uma entrevista à imprensa na sede da campanha de Keiko Fujimori.

Outra parlamentar, Lourdes Alcorta, notou um número “excessivo” de policiais e militares em zonas eleitorais, mas disse que o partido não estava denunciado fraude. “Nós não usamos essa palavra e não vamos usá-la”, afirmou. “O que estamos exigindo é velocidade e transparência para que o desejo das pessoas não seja distorcido.”

Observadores da União Europeia disseram no domingo que a eleição havia sido limpa e que não havia nenhum relato de fraude.

Trajetória
Kuczynski nasceu em Lima em 1938, filho de pai alemão e mãe franco-suíça. Su pai emigrou para o Peru durante o nacional-socialismo. PPK foi ministro de Minas e Energia no segundo governo de Fernando Belaúnde nos anos 1980 e depois da Economia e primeiro-ministro na gestão de Alejandro Toledo (2001-2006), período caracterizado por um avanço dos resultados econômicos do país.

Integrou as diretorias de várias empresas, razão pela qual seus opositores temem que possa defender interesses particulares. Ele é favorável ao livre mercado, planeja reduzir impostos para reativar uma economia exportadora tradicional e criar três milhões de empregos, com investimentos públicos e privados.

Precisou renunciar a sua nacionalidade americana em meio ao receio de seus compatriotas, que temem que isso possa servir para que ele fuja da justiça, como fez o peruano-japonês Alberto Fujimori. Explora sua imagem de experiência, valorizada pelos mercados.

Ele trabalhou duro para tentar superar a imagem de alguém afastado dos mais pobres – setor no qual Keiko Fujimori é popular.

Seu partido, Peruanos pela Mudança, é uma legenda nova que aglutina diversos grupos políticos pequenos, que, por sua vez, representam diferentes interesses.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo