Chile substitui Brasil e vai sediar conferência climática da ONU em 2019

Cordilheira dos Andes, no ChileO Chile foi escolhido para sediar a próxima conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019, segundo anúncio na atual reunião, na cidade polonesa de Katowice, nesta sexta-feira (14).

O Brasil havia inicialmente se apresentado para receber as negociações, mas o presidente eleito Jair Bolsonaro pressionou o governo brasileiro a retirar sua oferta para sediar a conferência. Antes, o Ministério das Relações Exteriores havia dito que o governo brasileiro decidiu retirar a oferta para receber a conferência em razão de restrições fiscais e orçamentárias e do processo de transição para a próxima administração.

Sob as regras da ONU, no próximo ano é a vez de um país da América Latina ou do Caribe sediar o evento. Chile e Costa Rica estavam na linha de frente. O país da América Central se retirou devido aos custos, mas se ofereceu para ajudar o Chile na organização da chamada 25ª Conferência das Partes (COP25).

“Estamos felizes em dizer que, para a COP25, trabalharemos com a Costa Rica”, disse a ministra do Meio Ambiente do Chile, Carolina Schmidt, em Katowice, nesta sexta-feira.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo