Celene Sitônio abre exposição “Imaginário de Carnaval” na Estação Cabo Branco

Imaginário de CarnavalToda a beleza, glamour e brilho das fantasias de carnaval produzidas pela artista plástica Celene Sitônio para escolas de samba, bailes de máscaras e eventos a fantasia podem ser conferidas de perto na exposição “Imaginário de Carnaval” que será aberta neste sábado (25), a partir das 10h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A exposição dos objetos ficará em cartaz até o dia 31 de março, sempre de terça a sexta-feira de 9h às 18h, sábados, domingos e feriados de 10h às 19h, com entrada gratuita ao público de todas as idades. A curadoria da exposição é parceria realizada entre a designer e curadora da Estação Cabo Larrisa França e a filha da artista, Adriana Sitônio.

Nesta exposição o visitante vai encontrar máscaras de carnaval, adereços para corpo e cabeça em couro: pelica e chamois, fitas, laços, cordões, lantejoulas e também tecidos finos. Muitos delas serviram no corpo de artistas conhecidos, como a atriz Mayana Neiva e na candidata a Miss Brasil Latina, Larissa Zapel, no ano de 2011. Além dos desenhos (croquis) realizados pela artista para a confecção das fantasias.

“Imaginário de Carnaval” rende homenagem especial às suas raízes, trazendo como porta estandarte a beleza e a riqueza do carnaval, relembrando as apoteóticas apresentações dos bailes tradicionais da cidade: Baile Municipal (Hotel Tambaú), Verde e Branco (Jangada Clube), Vermelho e Branco (Clube Cabo Branco), Baile dos Artistas (Iate Clube) e o Carnaval das Mulheres (Sonho Doce). Nos concursos realizados, sempre obteve os primeiros lugares.

“Antes da confecção das fantasias e adereços vem o processo de criação, por meio do desenho que faço antes da montagem das peças”, explicou Celene Sitônio, que já expôs em várias capitais brasileira e em países da Europa, no Irã, Estados Unidos e Austrália.

Celene Sitônio é precursora na produção de moda fashion, confeccionada em couro: pelica e chamois, e também tecidos finos. Desde o início dos anos 70 trilha o caminho da criatividade, na arte e no designer.

“Ela sabe unir elementos diversos, de universos opostos, em harmonia, ousando nas cores e nas misturas, elaborando peças que transcendem o vestir, o trajar, para abrigar-se no mundo das artes”, comentou Adriana Sitônio, que faz parte da equipe de criação e é filha da artista.

Celene traz consigo personalidade e elegância. Usa e abusa de sua natureza artística no design, no corte, nos bordados, nos complementos, construindo peças que são uma referência da cultura nordestina.

Sobre a artista – Celene Sitônio é graduada em Filosofia, Artista Plástica, Artesã, Professora Universitária com Pós-Graduação na Itália em Estilismo e Design de Moda, e Consultora de Arte e Moda. Iniciou suas atividades artísticas no Desenho e Pintura Moderna, após estudar Artes Plásticas com excelentes mestres. Lecionou no Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba durante muitos anos, mas encontrou sua verdadeira vocação no Design e na Moda de Vanguarda.

Seu currículo é invejável. Fez mestrado na Itália, como professora de Design na área de Moda, Criação e confecção de vestuário, bolsas, cintos e pequena peleteria. Foi Diretora Artística e Designer das empresas Curral Artesanato de Couro LTDA. e Courofino Indústria, Comércio, Importação e Exportação LTDA. Trouxe para o Estado da Paraíba um importante convênio Internacional, envolvendo a Universidade Federal da Paraíba, o Governo do Estado da Paraíba, o Governo da Itália e a ONUDI (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial). Deste Convênio resultou o PRODITEC, órgão de Formação de Professores e Estilistas de Artigos de Couro. Durante 11 anos trabalhou neste programa, tendo a iniciativa de por conta própria realizar os primeiros contatos na Itália para sua concretização, em 1979, no reitorado do professor Linaldo Cavalcanti.

Participou de importantes Mostras de Artes e Artesanato em vários Estados do Brasil e no Exterior. Vem participando de Feiras, Desfiles de Moda, Shows e outras apresentações desde 1972, tanto nacionais, quanto internacionais, e pouco a pouco vem conquistando uma fatia do seleto mercado do mundo da moda, já tendo realizado com sucesso, algumas exportações: Noruega, Itália, França, Holanda, Portugal, Espanha, Barcelona, Sevilha, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Martinica. Recebeu inúmeras premiações participando de concursos de fantasias de carnaval em vários estados do Brasil. Dotada de excelente cultura artística e histórica, criadora de trajes de cenas de Teatro, Dança, Trajes Típicos para concurso de Miss Brasil relacionados ao folclore e a força de sua terra de origem, o Nordeste Brasileiro.

Entre 2013 a 2015 residiu no Rio de Janeiro onde atuou profissionalmente: no tradicional Concurso Oficial de Fantasias de Carnaval do Rio de Janeiro (Clube Monte Líbano 2013), vestiu todo o corpo de jurados com suas cabeças e acessórios de carnaval; participou de bazares beneficentes no Copacabana Palace; participou do Trend Vision Award em São Paulo, no concurso da Wella, confeccionando a roupa e os acessórios da modelo; realizou mostra de fantasias e adereços no Espaço WClass, no Fórum de Ipanema, Rio de Janeiro; proferiu palestra no SENAC de Copacabana, no Rio de Janeiro, “A Inovação no Desenvolvimento do Processo Criativo” e exposição de trabalhos no auditório do Senac; fez parceria com o PROJAC (Rede Globo) para compor figurino de atrizes famosas das novelas da Globo (Geração Brasil, Alto Astral e Império), como Claudia Abreu, Claudia Raia, Marilu Bueno, Juliana Konrad, Josie Pessoa, Dani Barros e outras.

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo