GERAL

Celebração do centenário de nascimento do historiador Deusdedith Leitão

A programação comemorativa do centenário de nascimento do historiador Deusdedit de Vasconcelos Leitão será iniciada na próxima sexta-feira, dia sete de maio, data do seu natalício, com a realização de eventos promovidos de forma remota, com transmissão pela mídia e redes sociais.

Às treze horas a Câmara Municipal de Cajazeiras, em articulação com a ACAL – Academia Cajazeirense de Artes e Letras, da qual é um dos patronos, fará uma reunião especial para homenagear o conterrâneo que ofereceu importante contribuição cultural à Paraíba, em especial à sua cidade natal. O presidente da Câmara, vereador Eriberto Maciel, deu a conhecer a pauta da sessão que contará, além da participação dos parlamentares daquela casa legislativa, com pronunciamentos de convidados. Usarão da palavra a professora Mariana Moreira que dissertará sobre os dados biográficos do homenageado, o professor José Antônio de Albuquerque, representando a ACAL, o dr. Flávio Satiro, por indicação da Academia Paraibana de Letras, o jornalista José Nunes Costa, pelo Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, e Eliziário Cezar de Vasconcelos Leitão que falará em nome da família do historiador cajazeirense, seu pai.

A sessão terá transmissão direta pelas emissoras de rádio daquela cidade paraibana, que poderá ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais ou pelo canal do youtube da Tv Diário do Sertão.

Na oportunidade, o vereador Allysson de Oliveira oficializará a instituição da MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO HISTORIADOR DEUSDEDIT LEITÃO, por ele proposta e aprovada por unanimidade pelos integrantes da Câmara Municipal de Cajazeiras. A honraria será concedida às pessoas que reconhecidamente ofereçam contribuição importante no trabalho voltado à pesquisa histórica no município de Cajazeiras.

Às dezoito horas será a vez de ser homenageado por quatro entidades culturais às quais, em vida, manteve vinculações no desenvolvimento das suas missões institucionais: Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Academia Paraibana de Letras, Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica e a Fundação Casa de José Américo. Por delegação do presidente Severino Ramalho Leite, o vice-presidente do IHGP, historiador Jean Patrício, conduzirá os trabalhos da sessão especial conjunta. O evento poderá ser acompanhado pelo youtube, no canal do IHGP.

Ficou assim definida a pauta dessa reunião comemorativa. O jornalista Fernando Moura, presidente da Fundação Casa de José Américo, fará pronunciamento sobre a vida de Deusdedit Leitão, como “homem público”. Em seguida, o acadêmico Alexandre de Luna Feire falará sobre a participação do homenageado na condição de integrante da Academia Paraibana de Letras. Falará ainda o jornalista José Nunes Costa, credenciado pelo IHGP para explanar sobre a produção literária e de pesquisa histórica do historiador a quem se tributam as homenagens. Por fim, usará da palavra, um dos seus filhos, Wilton Cezar de Vasconcelos Leitão, em nome da família.

Visualize convite e programação em PDF clicando

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo