CCJ aprova projetos que beneficiam diabéticos e acompanhantes de pacientes na Paraíba

diabéticosA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou na manhã desta quinta-feira (1º)  um esforço concentrado e apreciou 50 matérias. Os integrantes da Comissão aprovaram o projeto de lei que visa beneficiar o portador da diabetes. A CCJ aprovou também, por unanimidade, uma matéria que amplia os direitos de pacientes da rede pública e privada de saúde.
A reunião contou com a presença da presidente da Comissão Estela Bezerra, da deputada Camila Toscano e dos deputados Gervásio Maia, Hervázio Bezerra e Janduhy Carneiro. Os membros, aprovaram de forma unânime, o Projeto de Lei 776/2016, de autoria do deputado Caio Roberto. A matéria visa permitir aos portadores de Diabetes Tipo 1 o acesso a eventos, espaços públicos e privados na Paraíba portando insulina, insumos, aparelhos de monitoração de glicemia, alimentos e também bebidas não alcoólicas.
“O projeto do deputado Caio Roberto é relevante, pois permite principalmente que o portador de Diabetes tenha acesso com seus alimentos em eventos que proíbem. E no caso da Diabetes, o alimento é o remédio, evita que o portador tenha uma crise de hipoglicemia”, afirmou Estela Bezerra.
Já o Projeto de Lei 788/2016, do presidente Adriano Galdino, também foi aprovado por todos os membros da CCJ. De acordo com a matéria, fica reservado o direito a acompanhante no atendimento médico nas redes pública e privada de Saúde no Estado. Estela afirmou que o presidente Adriano Galdino garante, com este projeto de lei, uma resolução do SUS que dá ao usuário do serviço de saúde o direito a um acompanhante no momento do atendimento. “Sendo menor ou incapacitado é obrigatório e, não sendo, é de decisão de foro íntimo, ou seja, o paciente deve decidir se entra com o esposo, a companheira, um irmão ou um parente. O usuário deve optar por ter ou não ter a companhia. Então, o presidente Adriano Galdino foi feliz nessa sua propositura”, ressaltou a parlamentar.
Estela também destacou ainda o comprometimento da Comissão com os projetos apresentados pelos parlamentares e ressaltou o trabalho que vem sendo realizado por todos os membros objetivando cumprir integralmente a pauta. “A CCJ está em dia, está atualizada com os projetos que estão na CCJ e eu fico muito feliz, pois esta semana nós fizemos uma reunião na terça-feira (30) e nesta quinta realizamos um esforço concentrado para limpar completamente a pauta. A Comissão tem sido zelosa em nós não estamos procrastinando com os projetos que entram na CCJ nesta Casa”, afirmou.
Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo