Campanha Mundial sobre psoríase tem ações em bairros da Capital nesta semana

Campanha Mundial sobre psoríaseA Campanha Mundial de Conscientização da Psoríase tem início nesta segunda-feira (24) e conta com uma série de atividades na Capital. A programação promovida pela Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inclui ações em diversos bairros por toda a semana e uma mobilização no Parque da Lagoa, no sábado (29), considerado o ‘Dia D’ da campanha.

Segundo o gerente de Atenção Básica da SMS, Gilliard Abrantes, a finalidade da campanha é combater o estigma e melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença. “O objetivo é esclarecer que a psoríase não é uma doença contagiosa e possui inúmeras opções de tratamento”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, a SMS e os outros parceiros da campanha deverão trabalhar a conscientização por meio de ações voltadas para a comunidade e a mídia, “explicando sobre como identificar a psoríase, seus planos terapêuticos e como os pacientes podem conviver com a doença”, completou.

A campanha será encerrada no sábado (30), Dia Mundial da Psoríase, escolhido como o Dia D, que acontecerá a partir das 15h30 no Parque da Lagoa. O evento contará com atividades culturais, educativas e serviços de promoção à saúde.

Além da PMJP, participam da campanha na Capital, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Internacional da Paraíba, Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Centro de Referência em Psoríase da Paraíba, Liga Acadêmica de Dermatologia da Paraíba e Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase da Paraíba.

Sobre a psoríase

A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

Os sintomas da psoríase variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas podem incluir manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas; pequenas manchas escalonadas; pele ressecada e rachada; coceira, queimação e dor; unhas grossas, sulcadas ou com caroços; inchaço e rigidez nas articulações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há formas de prevenir a psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. Caso perceba qualquer um dos sintomas, é importante procurar um dermatologista imediatamente.

Programação da campanha:

Dia 24 (segunda-feira):
Atividade: Café da Manhã com Prosa/Abertura
Horário: 7h30
Local: ambulatórios do HUWL

Dia 25 (terça-feira):
Atividade: Rodas de Conversa
Horário: 7h às 9h
Local: USF Santa Clara (Castelo Branco) e USF Mudança de Vida (Colinas do Sul)

Dia 26 (quarta-feira):
Atividade: Rodas de Conversa
Horário 7h às 9h
Local: USF Bancários e USF Integrando Vidas (Geisel)

Dia 27 (quinta-feira):
Atividade: Conscientização da Psoríase
Horário: 15h30
Local: Câmara Municipal de João Pessoa

Dia 29 (sábado):
Atividade: Dia D da Campanha
Horário: 15h30
Local: Parque Solon de Lucena

DIÁRIOPB com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo