Caminhada e celebração marcam dia de Iemanjá em João Pessoa
Caminhada, celebração e oferendas marcarão o dia de Iemanjá neste sábado (8), em João Pessoa. De acordo com Pai Gilberto, Rei do Candomblé na Paraíba, a programação começará no Palácio de Xangô Alafim, no bairro de Cruz das Armas, onde haverá uma saudação e um pedido de proteção aos orixás.
Em seguida, partirão em caminhada rumo ao Busto de Tamandaré, passando pela Avenida Cruz das Armas, Vasco de Gama, João Machado, Maximiano Figueiredo e Epitácio Pessoa até chegar à orla de Tambaú.
Ao chegarem à praia, haverá apresentações das pessoas que estarão vestidas de orixás e uma saudação a uma mulher que estará representando Iemanjá. Em seguida, eles irão colocar as oferendas em barcos que serão levados ao mar.
Candomblé
Pai Gilberto explicou ainda o que o dia representa para os adeptos do candomblé. “Iemanjá representa tudo para a gente. A virgem da Conceição na religião católica é a mãe do universo. E Iemanjá é a mãe dos orixás. A gente pede o ano todo, tudo o que é de bom, e neste dia a gente leva tudo de bom, tudo que você acha que agrada uma pessoa para agradecer”, explicou.
Segundo Pai Gilberto, o dia é de agradecer e também desejar as melhores coisas para o ano que se inicia. Ele também afirmou que mesmo quem não seja da religião, pode acompanhar o cortejo, basta vestir-se de branco.
Portal Correio