Câmara de Cabedelo abre processo e pode cassar até 10 vereadores envolvidos na ‘Xeque-Mate’

Câmara de Cabedelo abre processoA Câmara Municipal de Cabedelo abriu um processo de cassação contra 10 vereadores que foram presos ou afastados do cargo por estarem envolvidos nas investigações do esquema de corrupção investigado pela “Operação Xeque-Mate’.

Os processos contra os parlamentares foram encaminhados ao Conselho de Ética da Câmara pela presidente da Casa, Graça Rezende (MDB), na última terça-feira (23). Os vereadores vão ser investigados por quebra de decoro parlamentar.
OS POSSÍVEIS CASSADOS

São alvos dos pedidos os vereadores Jacqueline Monteiro Franca (PRP), ex-primeira-dama da cidade; Lúcio José do Nascimento Araújo (PRP), ex-presidente da Câmara; Tércio de Figueiredo Dornelas (PSL); Antônio Bezerra do Vale Filho (PRP); e Júnior Datele (PEN), que foram presos na Xeque-Mate. Podem ser cassados ainda: Josué Góes (PSDB); Belmiro Mamede (PRP); Rogério Santiago (PRP); Rosivaldo Galan (PRP) e Moacir Dantas (PP). Eles foram afastados do cargo com a deflagração da Xeque-Mate.

O conselho de ética analisa se as representações devem prosseguir ou serão arquivadas. Em caso de prosseguimento, elas voltam ao plenário da Câmara, onde a decisão por cassação ou não vai ser tomada.

CUMPRINDO A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO

De acordo com a Lei Orgânica do Município, para que os vereadores sejam cassados é necessário que dois terços da Câmara votem a favor.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo