POLÍTICA

Câmara aprova taxação de super-ricos e offshores

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é um dos principais defensores do projeto e estima que a medida pode gerar uma arrecadação de R$ 20 bilhões no próximo ano

Com 323 votos favoráveis e 119 contrários, o texto principal do projeto de lei referente à tributação de fundos exclusivos, utilizados por indivíduos super-ricos, e das empresas offshore foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Conforme a proposta aprovada nesta quarta-feira (25), os rendimentos gerados por recursos em offshores serão sujeitos a uma tributação anual de 15% sobre os lucros. Essa taxação ocorrerá independentemente de o investidor decidir ou não retirar esses investimentos e transferi-los para o Brasil.

Os super-ricos utilizam os fundos exclusivos para alocar milhões de reais em investimentos como ações ou renda fixa, beneficiando-se de uma menor taxa de Imposto de Renda. Agora, eles estarão sujeitos a uma alíquota de 15% sobre os rendimentos, a qual deverá ser quitada nos meses de maio e novembro anualmente.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é um dos principais defensores do projeto e estima que a medida pode gerar uma arrecadação de R$ 20 bilhões no próximo ano. A votação do projeto estava inicialmente marcada para terça-feira, mas foi adiada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O processo foi retomado nesta quarta, após a nomeação de um aliado de Lira para a presidência da Caixa Econômica Federal. (Com informações da Folha de S. Paulo.

Com Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo