Brasil ganha 9 medalhas em torneios de física e matemática na Tailândia

IYPTO Brasil ganhou nove medalhas em olimpíadas internacionais de física e matemática que aconteceram na Tailândia neste mês. O Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) ocorreu entre 27 de junho e 4 de julho. Os cinco representantes brasileiros receberam medalha de prata e ficaram na quinta posição geral, feito inédito pelo país. Já na 56ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que aconteceu entre 4 e 16 de julho, a equipe brasileira conquistou três pratas e três bronzes, ficando no 22º lugar na classificação geral, empatando com Inglaterra e Japão.

Segundo informações da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), além da classificação por equipe – composta por Daniel Braga, Pedro Sacramento, Murilo Zanarella e Gabriel Vercelli –, dois alunos brasileiros receberam medalha de bronze na IMO: Rafael Filipe dos Santos, do Rio de Janeiro, e João César Campos Vargas, de Minas Gerais.

Matheus Camacho, de 16 anos, Diego Pinheiro de Moura, de 17 anos, Thiago Bergamaschi, de 16 anos, Thiago Kalife, de 15 anos, e Felipe D’Elia, de 16 anos, são os medalhistas da chamada Copa do Mundo da Física.

“Essa vitória é um marco na educação brasileira e mostra que podemos fazer um trabalho sério e de qualidade. Esses jovens e seus professores estão de parabéns. Estamos ganhando espaço onde realmente importa, na educação dos jovens”, explica Ronaldo Fogo, coordenador dos cursos especiais de física do Colégio Objetivo.

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é um campeonato mundial para alunos do Ensino Médio e é realizado anualmente, em países diferentes. A primeira IMO foi realizada em 1959 na Romênia, com 7 países participantes. Ele tem se expandido para mais de 100 países.

Torneio de Fisica
O primeiro IYPT foi sediado em Moscou em 1979, e a primeira participação do Brasil foi em 2004, na Austrália, quando o país ficou com a 15ª colocação. Em 2013, o Brasil conseguiu medalha de prata e ficou na 7ª posição, melhor colocação até este ano.

G1

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo