TECNOLOGIA

Bola de fogo enorme cai no Oceano Pacífico; veja o vídeo

Residentes de Guam, um território norte-americano no oceano pacífico, registraram em vídeo a impressionante passagem de uma “bola de fogo” sobre os céus da ilha. Segundo especialistas, o bólido provavelmente é um meteoro que queimou ao entrar na atmosfera. O evento aconteceu em 27 de dezembro, por volta das 23:50.

As imagens mostram um rastro luminoso no céu e o momento em que o objeto se parte em ao menos três pedaços. Poucos segundos depois ele se apaga, o que indica que se desintegrou completamente antes de atingir o solo.

Alguns moradores da ilha confundiram o objeto com um OVNI ou mesmo com o “presente de Natal” que o ditador norte-coreano Kim Jong-Un prometeu entregar aos EUA. Entretanto, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do país, “provavelmente é um meteoro se partindo no céu enquanto entra na atmosfera da Terra. Alguns moradores também relataram ouvir uma explosão durante este incidente, o que não é incomum. Outra possibilidade é que sejam destroços de um foguete chinês”.

Com a proliferação dos smartphones, vídeos mostrando a entrada de meteoros na atmosfera estão se tornando cada vez mais comuns. Em novembro passado uma bola de fogo, causada por um meteoro do tamanho de uma bola de basquete, assustou os moradores de Saint Louis, nos EUA.

Ainda assim, devido ao tamanho de nosso planeta muitos eventos significativos passam desapercebidos. Em março de 2019 a Nasa anunciou que detectou a explosão de um meteoro sobre o estreito de Bering, entre os EUA e a Rússia, com energia equivalente a 10 vezes o liberado pela bomba de Hiroshima. A explosão aconteceu em 18 de dezembro de 2018, mas devido à localização remota só foi identificado meses depois, quando cientistas analisaram dados de sensores na região.

Olhar Digital

Sérgio Ricardo

Sérgio Ricardo é fotojornalista, fundador e desenvolvedor do Portal DiárioPB, Rádio DiarioPB, A Nata do Rock, editor, programador e diretor da DSCOM Comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo