GERAL

Bandidagem mostra seu ‘Cartão de visitas’ na Praça dos Três Poderes

João Pessoa aparece como uma das cidades mais violentas do mundo, segundo pesquisa apresentada pela fundação City Mayors e pela ONG mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Publica y Justicia Penal. Nesses estudos, a capital do estado aparece em 9ª posição e depois ascende para 4ª cidade mais violenta do mundo.

Foto: Sérgio Ricardo/DiárioPB
Foto: Sérgio Ricardo/DiárioPB

E não é privilegio exclusivo de nossa cidade no mapa da violência no nosso país, pois das 50 cidades citadas na pesquisa, 19 são brasileiras. Sendo que, consequentemente segundo a relação, João Pessoa é a cidade mais violenta do Brasil com o maior número de homicídios por habitante.

As causas são as mesmas comuns em grande parte das cidades constantes do ‘ranking’. Somado a omissão do poder público com falta de uma política de segurança, aqui no Brasil conta com uma grande ajuda da mídia que ao defenderem a divulgação, “informação para a população”,  de todo tipo de violência, em todos os horários, termina por incentivar a bandidagem a terem seus minutos de “fama” em seus programas principalmente os televisivos.

Aqui em João Pessoa chegamos ao absurdo de um repórter policial, de um desses programas, incentivar e incitar a população a linchar uma jovem mãe que acusavam de ter assassinado o próprio filho de três meses de idade enquanto dava banho no mesmo. A própria polícia, que evitou o bárbaro linchamento,  informou que a criança não tinha marcas de agressão ou violência. Devido o estado de medo que o povo passa e já decepcionado com a ineficiência da polícia/justiça em punir verdadeira e exemplarmente verdadeiros bandidos está disposta a fazer justiça com as próprias mãos. O que é um perigo, pois estaremos voltando à barbárie onde a ausência do estado propicia essa condição.

Mas, os bandidos de João Pessoa, e da Paraíba como um todo, também, estão fazendo sua parte para manter nossa Capital nesse triste destaque no ranking da violência mundial. O que fica fácil de comprovar com a pichação de uma organização criminosa no monumento em plena Praça dos Três poderes conforme vê-se na foto acima.

Segurança é um direito do cidadão assegurado na Constituição Federal e que o governo continua a descumprir. É chegada a hora da sociedade civil organizada, junto com os movimentos e entidades já existentes, cobrarem de uma maneira mais efetiva providências do poder público e das autoridades legalmente eleitas para resolverem esses problemas.

Segurança Já.

Rafael Jr da redação

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo