GERAL

Bancos de Leite da Paraíba recebem qualificação ‘ouro’ de programa de certificação internacional

Bancos de Leite da ParaíbaO Banco de Leite Humano Anita Cabral, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi certificado com o padrão ouro pelo Programa Íbero-Afro-Americano de credenciamento de Bancos de Leite, durante o II Fórum ABC do Ministério da Saúde/Fiocruz, de Cooperacão Internacional em Bancos de Leite, em Brasília. Na ocasião, foi assinada a Carta de Brasília 2015, com a presença de várias autoridades. Durante o evento, foi definida a Rede Internacional de Bancos de Leite.

O programa, que premia bancos de leite humano de todo país, existe há três anos. A Paraíba participa e é premiada desde o primeiro ano, em 2012. Este ano, foram inscritos todos os seis bancos paraibanos, dos quais quatro são do Estado: Anita Cabral, em João Pessoa; da Maternidade de Patos; do Hospital Regional de Cajazeiras e do Hospital Geral de Guarabira. Cinco conseguiram o mais alto padrão, classificado como “ouro” e um deles ficou na categoria “bronze”.

Dos quatro bancos de leite da rede estadual dois receberam o padrão‘ouro’, com notas máximas, o Banco de Leite Humano Anita Cabral, que é referência estadual e o Banco de Leite da Maternidade Peregrino Filho, em Patos. Já o Banco de Leite Meirijane Claudino da Silva, da Maternidade do Hospital Geral de Guarabira, ganhou o padrão ‘bronze’. Os outros bancos que receberam nota máxima foram os Bancos de Leite Virgílio Brasileiro, do ISEA, em Campina Grande; Dra. Zilda Arns, da Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa e o da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, em Cajazeiras, que também se credenciaram com o padrão “ouro”.

“A participação da Rede de Bancos de Leite do nosso Estado nesse processo, por meio dos investimentos no parque tecnológico, da qualidade das informações prestadas e da qualificação dos recursos humanos, trouxe para a Paraíba um cenário de consolidação desses serviços, mostrando que a assistência e o produto oferecido seguem um criterioso padrão de qualidade, ajudando a salvar vidas de bebês prematuros e de baixo peso”, comemorou a diretora geral do Centro Estadual de Referência para os Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

Programa de Credenciamento – O Programa é uma iniciativa resultante de um convênio com a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, com a coordenação do Centro de Referência Nacional para Banco de Leite Humano – da Fiocruz e configura-se em ação estruturante e reguladora para garantir o funcionamento das Unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados.

Secom-PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo