GERAL

Auto dos Orixás deste ano vem com o tema ‘Celebrando O Amor Entre todos os Seres’

Auto dos Orixás deste anoCultura, resistência e religião. O Auto dos Orixás vem este ano com o tema ‘Celebrando O Amor Entre todos os Seres’. Já na sua nona edição, a montagem – prevista para as 18h – faz parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra (dia de Zumbi dos Palmares), que se estende pelo dia todo no Ponto de Cem Réis, nesta terça-feira, dia 20 de novembro (entrada livre) com exposição de telas, fotos, feira de artesanato, apresentações de grupos de cultura popular e batuques.
O evento é uma realização do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes que, durante todos estes anos, vem apresentando a cultura do povo negro e sua descendência africana através da dança, do canto, dos toques e da religiosidade. Nai Gomes, organizador do Auto, afirma que a iniciativa é para fortalecer a cultura negra paraibana e desconstruir preconceitos e a intolerância religiosa. “É um verdadeiro laboratório de vivências e experiências para apresentar ao público pessoense o que é a cultura afro e, principalmente, o que é a religiosidade, o que são os panteões africanos e seus deuses.”

Ele explica, ainda, que este ano colocarão em cena os doze Orixás mais cultuados no Brasil (ver box no final) para demonstrar a importância de cada uma das divindades nas relações humanas, e mais algumas surpresas que vão aparecer na hora.
A programação deste ano começa às 8h da manhã ocupando a praça Ponto de Cem Réis com abertura das exposições: YABAIS de Elioenai Gomes, 3XAUTO do fotógrafo italiano Alberto Banal, e a obra Árvore da vida de Humberto Heleno. Também estarão presentes a feira de artesanato com afro-empreendedoras(es), gastronomia afro, além de apresentações de grupos da cultura popular. Pela manhã vai haver batuques, e na parte da tarde, haverá roda de conversa sobre racismo, intolerância religiosa, saúde da população negra, violência e extermínio dos jovens negros.


Espetáculo Auto dos Orixás – João Pessoa – PB / Foto Divulgação Nai Gomes

Luciana Peixoto é coreógrafa e bailarina do espetáculo, conta que já participa ha sete anos: “é um ato de abertura e reconhecimento para a nossa cultura afro, e é uma grande felicidade levar nossa religiosidade para as pessoas, fazer parte e vivenciar disso diariamente, ter a oportunidade de fazer parte desse grande evento, é uma honra.”
Espectadora, e ex-bailarina do Auto, Jaciara Xavier tem vê a importância do espetáculo como fortalecimento da nossa ancestralidade. “Vejo como a união de todos os povos, independente de ser afrodescendente ou não. O Auto significa resistência, e para mim, uma celebração de amor entre todos os seres.”
Nai destaca que, nesta edição, a praça será ocupada por entidades, movimentos, e instituições como: o Ministério Público, a Defensoria Pública, Maria Quitéria, Secretaria do Desenvolvimento Humano, Evangélicos Cristãos Contra o Racismo, dentre outras. Também haverá o lançamento da campanha “Assistentes sociais contra o racismo”.


Espetáculo Auto dos Orixás – João Pessoa – PB / Foto Thercles Silva

O artista aproveita para se queixar do pouco apoio ao evento nestes anos todos: “a questão da invisibilidade e a falta de apoio das gestões é séria porque a gente solicita mas nunca vem a polícia, limpeza da praça, banheiros químicos ou a Guarda Municipal. Então o maior preconceito mesmo vem das próprias gestões que ficam dando uma de morto já faz nove anos. Acho que precisamos de reconhecimento.”


Espetáculo Auto dos Orixás – João Pessoa – PB / Foto Thercles Silva

O espetáculo conta com mais de 150 pessoas, sendo: 24 bailarinas(os), 12 atores, 04 grupos de capoeira, 06 percussionistas, o Grupo Raízes e o Cortejo da Luz – com mais de 60 pessoas.


Grupo Raízes – João Pessoa – PB / Foto: Divulgação Nai Gomes

Os doze Orixás celebrados no espetáculo:
-EXU. Mensageiro entre os homens e os deuses, guardião da porta da rua e das encruzilhadas.
-OXÓSSI. Deus das matas e florestas. É o caçador, da colheita e da fartura
-OXUM. Deusa das águas doces, principalmente das cachoeiras. É também deusa do ouro, da fertilidade e do amor.
-OMULU (ou Obaluiaiê) – Deus da peste, das doenças e da cura.
-IANSÃ – Deusa dos ventos e das tempestades. É a senhora dos raios, guia dos mortos após a partida
-OSSAIM – Deus das folhas e ervas medicinais. Conhece seus usos e as palavras mágicas (ofós) que despertam seus poderes.
-OXUMARÉ – Deus da chuva e do arco-íris. É, ao mesmo tempo, de natureza masculina e feminina.
-XANGÔ – Deus do fogo e do trovão. Diz a tradição que foi rei de Oyó, cidade da Nigéria. É viril, guerreiro e justiceiro. Castiga mentirosos, é o senhor da justiça.
-IEMANJÁ – deusa dos mares e oceanos. É a mãe de todos os orixás.
-OGUM – Deus da guerra, do metal e da tecnologia. No Brasil é conhecido como deus guerreiro.
-NANà– Deusa da lama e dos mangues. É a orixá mais velha de todos e por isso muito respeitada pela sabedoria
-OXALÁ – pai de todos os Orixás. Obstinado e independente, é representado de duas maneiras: Oxaguiã, jovem, e Oxulafã, velho. Representa a paz.

Brasil de Fato

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo