Astrônomos e fotógrafos fazem imagens de constelações e galáxias na Paraíba

Nebulosa TrífidaO 6º Encontro Paraibano de Astrofografia (APA), que aconteceu no último fim de semana, em Maturéia, Sertão do estado, rendeu imagens que impressionam. O evento aconteceu no Casarão do Jabre e reuniu astrônomos, fotógrafos e pessoas que se interessam por observação do céu.

Um dos belos registros feitos foi o da Nabulosa Trífida, nuvem interestalar na constelação de Sagitário. “Trata-se de uma combinação incomum de um aglomerado aberto de estrelas, uma nebulosa de emissão (à esquerda, em vermelho), uma nebulosa de reflexão (à direita, em azul) e uma nebulosa escura”, explica o astrônomo amador Marcelo Zurita, autor da imagem. No mesmo click, é possível ver o planeta Saturno, mais brilhante, e logo acima.

O Pico do Jabre é o ponto mais elevado da Paraíba. De lá, é possível enxergar a zona urbana de Patos, que fica a 30 km de distância, em linha reta. Mesmo com as luzes artificiais da cidade vizinha, pôde-se enxergar a Grande Galáxia de Andrômeda, galáxia espiral localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz do planeta Terra.

Os participantes do 6º Encontro Paraibano de Astrofografia ainda fizeram registros de meteoros cruzando o céu, da Galáxia do Escultor, da Lua em fase minguante, entre outros.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo