ESPORTES

Associação, Clube e Sociedade: os artigos no futebol

Alguns exemplos de times que sempre causam confusão na hora que o torcedor quer falar seu nome

Quem nunca se deparou com a situação dos artigos definidos no futebol, talvez não tenha vivenciado bastante ainda o esporte. É que alguns times têm valor de gênero atribuído ao seu nome, muito por conta da sua fundação. Mas, com o tempo, alguns traços ficam apagados e levam o torcedor a se confundir na hora de chamá-los.

Quando foram fundados, a maioria dos times se dividiu em três categorias: Clubes, Associações e Sociedades. Alguns clubes de regatas, um esporte muito difundido no começo do século XX, deram origem a alguns times tradicionais brasileiros, como o Vasco e o Flamengo.

Um exemplo clássico é o da Napoli. Originalmente, a Napoli se chama Societá Sportiva Calcio Napoli (Sociedade Esportiva Calcio Napoli), mas não é costumeiro mais falar o preposto. O mesmo caso acontece com A INTERNACIONAL DE LIMEIRA.

Diferentemente do INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE, a Inter de Limeira é chamada no feminino pois é a Associação Atlética Internacional; O Inter de Porto Alegre é o Sport Clube Internacional.

Mas não é uma regra calcificada. Um exemplo da quebra da regra é a Sociedade Esportiva Palmeiras, que é referida como “o Palmeiras”. Curiosamente não me recordo de outro caso tão explícito dessa fuga à regra. Já o Sport Clube Corinthians Paulista é citado corretamente, “o Corinthians”.

O futebol tem suas nuanças linguísticas também. Mas, de certa forma, atende todos os dois lados, quando se tem a partida ou o jogo.

Por Emanuel Reis

Rifando a Bola

A bancada do programa que junta tudo que o brasileiro gosta: futebol, resenha, palpite e aposta! Todas as quartas feiras, ao meio-dia na Rádio Diário PB; e no agregador de podcast de sua preferência. No portal Diário PB publicamos nossas crônicas, análises e prognósticos sobre o esporte mais praticado do mundo! Textos de João Jales, Emanuel Reis e Diogo Coelho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo