GERAL

Assembleia firma convênio com a UEPB para o Proquale e faz inscrições na UFCG

ProqualeA parceria entre a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para realização de cursos do Programa de Qualificação do Legislativo (Proquale), está consolidada. Os detalhes do acordo foram formalizados em reunião, nesta terça-feira (17), na Reitoria da UEPB, em Campina Grande.

Participaram do encontro o coordenador do Proquale, deputado Assis Quintans, a equipe do programa e o reitor da UEPB, Antonio Guedes Rangel Júnior.

Durante a reunião, o reitor informou que vai realizar levantamento dos servidores da Universidade que participarão dos cursos promovidos pelo Proquale. O convênio entre a ALPB e a UEPB será assinado nos próximos dias, após a minuta do acordo passar pelo crivo da Secretaria de Controle Interno do Poder Legislativo e, posteriormente ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

“Nós da UEPB, ficamos felizes com a iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa e pelo interesse em buscar as universidades públicas como parceiras. Vamos poder qualificar melhor os nossos servidores, por meio de cursos com qualidade comprovada em áreas de interesse da universidade”, disse o professor Rangel Júnior.

O coordenador Assis Quintans afirmou que a Mesa Diretora da ALPB tinha o interesse em disponibilizar os cursos do Proquale para instituições de ensino superior desde o seu início, no segundo semestre de 2013. “Existia a recomendação da Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa para pudéssemos avançar com o programa para além das câmaras e prefeituras municipais, beneficiando estudantes e servidores das universidades públicas. A UEPB abre as portas para novas parcerias que ainda estão por vir”, disse.

Sumé e Monteiro – Nesta quarta-feira (17), a comissão do Proquale se dirigiu a dois municípios do Cariri paraibano. A primeira parada foi em Sumé, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – Campus de Sumé – da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Lá foram realizadas as primeiras inscrições em universidades públicas. A ouvidora da ALPB, Liliane Targino, acompanhou todo o processo.

Na oportunidade, o coordenador Assis Quintans destacou a parceria já formalizada entre a reitoria da UFCG e a ALPB, que possibilitará a qualificação para servidores e também para alunos da graduação em Gestão Pública. “O objetivo é melhorar o aprendizado desses alunos, por meio de capacitações que tem a ver com a futura área de atuação deles e melhorar a prestação de serviços à população realizada pelos servidores”, disse Quintans.

Em seguida, a Comissão do Proquale se dirigiu ao Campus VI da UEPB, em Monteiro, para apresentar as atividades do programas, bem como a grade curricular dos cursos oferecidos. Todos os campi da Universidade Estadual da Paraíba serão visitados pelos membros do Poder Legislativo.

Cursos – Os cursos são realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ao todo, são 13 capacitações oferecidas: Direito Civil, Direito Tributário, Gestão de Projetos, Auditoria Contábil, Gestão e Avaliação de Políticas Publicas, Controladoria, Gestão de Pessoas na Administração Pública, Gestão de Qualidade Projetos Públicos, Gestão de Serviço Público, Licitações e Controle Administrativo, Gestão Organizacional Finanças de Setor Público, Gestão Tributária, Responsabilidade na Gestão Pública.

Inscrições – As inscrições para os servidores e alunos de universidades públicas conveniadas que tiverem interesse em participar dos cursos serão iniciadas nos próximos dias. Já os membros das câmaras municipais poderão se inscrever no site http://www.al.pb.gov.br/cursosfgv.

FGV online – Os cursos do FGV Online são veiculados via internet. São utilizados recursos multimídias para fomentar a busca de informações, a reflexão sobre elas e a reconstrução do conhecimento, além de aperfeiçoar a interação entre alunos e deles com o professor-tutor, responsável pelo suporte acadêmico à turma.

ALPB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo