CULTURA

Artistas da Academia levam a cultura do cordel para o mundo infantil

Marcado pelas rimas, o cordel é um modo de contar histórias que tem uma forma única no papel e também na voz. Ler, ouvir, escrever e declamar cordéis com as crianças é uma maneira de trabalhar o desenvolvimento da linguagem, focando nas relações entre escrita e oralidade. A professora Annecy Venâncio é um das poucas cordelistas que trabalha com cordel para jovens, e publicou novo folheto infanto-juvenil, “Morena do sol e o cangaceiro”, apresentado no dia 26 de outubro no Por do Sol Literário, evento ocorrido na Livraria do Luiz, no Mag Shopping em João Pessoa.

O cordelista e gravurista Josafá de Orós, de Campina Grande, levou sua oficina de introdução à xilogravura para a Escola Estadual Professor Cardoso, em Alagoa Nova, na Semana da Leitura da Secretaria de Educação da Prefeitura de Alagoa Nova, na região do brejo paraibano. A oficina de Josafá intitula-se “Engenhos da memória”. Para ele, é importante investir na educação de crianças e adolescentes através da cultura e das artes.

Por Fábio Mozart

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Fábio Mozart

Fábio Mozart transita por várias artes. No jornalismo, fundou em 1970 o “Jornal Alvorada” em Itabaiana, com o slogan: “Aqui vendem-se espaço, não ideias”. Depois de prisões e processos por contestar o status quo vigente no regime de exceção, ainda fundou os jornais “Folha de Sapé”, “O Monitor Maçônico” e “Tribuna do Vale”, este último que circulou em 12 cidades do Vale do Paraíba. Autor teatral, militante do movimento de rádios livres e comunitária, poeta e cronista. Atualmente assina coluna no jornal “A União” e ancora de programa semanal na Rádio Tabajara da Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo