LITERATURA

Projeto leva cordel para escola de João Pessoa

Raniery Abrantes envolve comunidade escolar na produção poética

O professor e poeta Raniery Abrantes tem buscado disseminar no meio escolar o conhecimento da literatura de cordel, em parceria com a Escola Técnica Integral Estadual Papa Paulo VI, localizada no bairro Cruz das Almas, em João Pessoa. O projeto “Cordel como ferramenta pedagógica” leva o conhecimento sobre as técnicas do cordel, revela novos autores deste gênero e favorece o entrosamento entre os alunos na troca de experiência de leitura e interpretação de texto, ampliando o gosto pela poesia popular nordestina.

O projeto montou uma cordelteca na Escola, onde Raniery Abrantes expõe seus folhetos e trabalhos de outros autores da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, entidade da qual faz parte como sócio efetivo. O projeto visa especialmente os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), levados a realizar pesquisas, leituras e redação de folhetos

Gênero literário próprio da cultura popular do Nordeste e que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro no ano de 2018, o cordel é uma linguagem singular para explorar e manifestar, de forma única, as descobertas e emoções dos jovens. As oficinas constroem um paralelo entre os conteúdos que são trabalhados em sala de aula com os elementos da cultura popular.

Fábio Mozart

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Fábio Mozart

Fábio Mozart transita por várias artes. No jornalismo, fundou em 1970 o “Jornal Alvorada” em Itabaiana, com o slogan: “Aqui vendem-se espaço, não ideias”. Depois de prisões e processos por contestar o status quo vigente no regime de exceção, ainda fundou os jornais “Folha de Sapé”, “O Monitor Maçônico” e “Tribuna do Vale”, este último que circulou em 12 cidades do Vale do Paraíba. Autor teatral, militante do movimento de rádios livres e comunitária, poeta e cronista. Atualmente assina coluna no jornal “A União” e ancora de programa semanal na Rádio Tabajara da Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo