GERAL

Após obter vaga em Mundial, seleção masculina de polo bate EUA e vence a Copa Uana

seleção masculina de poloA seleção brasileira masculina de polo aquático conseguiu duas façanhas neste sábado. Primeiro, pela manhã, bateu em São Paulo o Canadá por 15 a 5 na semifinal da Copa Uana e assegurou vaga no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul, em julho. O excelente resultado foi apenas um prenúncio do que ocorreria na parte da tarde.

A equipe nacional derrotou os Estados Unidos na final da Copa Uana, um dos resultados mais importantes da história da modalidade no Brasil. Após um empate em 9 a 9 no tempo normal contra um adversário fortíssimo, a seleção venceu a disputa por pênaltis por 3 a 1. O duelo ocorreu na piscina do Sesi na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista.

Na semifinal, os norte-americanos haviam massacrado a Argentina por 21 a 2. As semifinais estavam previstas para serem realizadas na sexta-feira, mas foram remarcadas para este sábado devido à forte chuva que caiu em São Paulo.

Os Estados Unidos foram vice-campeões olímpicos nos Jogos de Pequim, em 2008. O Canadá venceu a Argentina por 10 a 6 e terminou com a medalha de bronze no torneio.

O brasileiro Gustavo Guimarães, o Grummy, foi eleito o melhor jogador do torneio. O goleiro Slobodan Soro foi escolhido o melhor arqueiro do campeonato.

– Com pouco tempo de descanso por causa da semifinal foi difícil, mas deu certo na cobrança de pênaltis. O fator torcida fez a diferença na disputa, jogar ao lado dos amigos e da família foi demais. É a segunda vez que o Brasil foi campeã da Copa Uana e eu fui o MVP [melhor jogador] por duas vezes. É um orgulho enorme, mas esse prêmio é de todos – disse Grummy.

– Vencemos uma das grandes equipes do mundo. Depois de um início ruim, a defesa funcionou, as jogadas de homem a mais também! Deu certo nos pênaltis e agora vamos para o Mundial e para o Pan de Lima em busca de voos maiores, leia se vaga olímpica – prosseguiu.

Empolgado com o título, o coordenador de seleções, Ricardo Azevedo, disse que pretende trazer mais eventos da modalidade para o país em um futuro próximo.

– Já pedi o Intercontinental do ano que vem, quero trazer também o Mundial sub-16. Nós temos que trazer o pólo aquático ao nosso torcedor. Quando nós viajamos, apenas nós vemos a seleção brasileira. Se pudermos trazer a competição até a gente, mais pessoas poderão acompanhar nossa seleção – afirmou.

Globo Esporte

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo