Alunos da Unicamp conquistam 1° lugar em competição de robótica

equipe de robótica PhoenixAlunos de  graduação de diversos cursos, especialmente nas áreas de Engenharia e Tecnologia, da Unicamp, em Campinas (SP), conquistaram o primeiro lugar em uma das categorias do 12° Winter Challenge, uma das maiores competições de robôs do mundo. O resultado coloca o projeto no mesmo nível de robótica apresentado nas principais competições internacionais e, agora, os alunos almejam competir no Japão e nos Estados Unidos. Para chegar lá, eles já pensam em fazer uma vaquinha virtual para arcar com os custos das viagens.

Esta última competição reuniu mais de mil alunos e 494 robôs do Brasil e de vários países latino-americanos, que se apresentaram, entre os dias 7 e 10 de julho, no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul (SP). Formada por 45 alunos, a Equipe Phoenix da Unicamp, competiu com o robô Piranha na categoria Trekking, que deixou para trás outros 23 robôs.

O objetivo da disputa era fazer o robô atravessar uma área determinada, alcançando três marcos de forma totalmente autônoma, sem ajuda de controle remoto de comunicação ou fio, no menor tempo possível.

Inteligência artificial
O projeto utiliza aprendizado de máquina e processamento de imagem em uma técnica de inteligência artificial.

No primeiro dia da competição, o robô da Unicamp foi o primeiro a completar o percurso, superando o recorde anterior, de 1 minuto e 6 segundos. Nos outros dois dias, a máquina conseguiu quebrar seu próprio tempo duas vezes e criou uma nova barreira para ser ultrapassada pelos concorrentes, chegando à vitória em 41 segundos. O segundo lugar fez o mesmo trajeto em três minutos.

“Foi incrível. Conseguimos fazer o percurso em menos da metade do tempo do segundo colocado”, destacou André Luís Guerra Nascimento, aluno do 4° ano de Engenharia Mecânica e capitão da Phoenix.

O estudante conta que o projeto começou há um ano, mas os resultados só foram otimizados nos últimos seis meses. Para construir o robô, os jovens contaram com o patrocínio de uma empresa de tecnologia que pagou R$ 4 mil pela placa de vídeo e outros R$ 3 mil para a compra da base do robô. Com o 1º lugar, André acredita que o projeto de robótica da Unicamp abrirá portas e a equipe já pensa em participar de competições internacionais.

“Nessa competição, a equipe Phoenix apresentou seu melhor desempenho até agora, validando diversos projetos e chegando próxima ao pódio em várias categorias e confirmando a capacidade dos alunos. Vamos tentar participar das duas maiores competições do mundo, que acontecem no Japão e nos Estados Unidos no ano que vem. Vamos tentar fazer uma vaquinha para participar e adaptar nosso projeto para as categorias destas competições”, conta André.

G1

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo