Agosto das Letras tem início com Encontro Regional sobre HQs na PB

Deodato Borges foi o criador do super-herói Flama (Foto: Divulgação/Brasil Comic Con)
Deodato Borges foi o criador do super-herói Flama (Foto: Divulgação/Brasil Comic Con)

O Agosto das Letras tem início nesta sexta-feira (14), em João Pessoa, com o 1º Encontro Regional sobre Histórias em Quadrinh­os – Quadrinhos Intuados. A solenidade acontece às 19h, com a reinauguração da Gibiteca Henfil, instalada no box 14 da Praça do Povo, no Espaço Cultural.

Na mesma noite, o primeiro HQ feito no Nordeste, “As Aventuras do Flama”, de autoria de Deodato Borges, vai ser relançado. O quadrinista Mike Deodato Jr., filho do autor e ilustrador da Marvel, vai autografar os quadrinhos do pai. O Quadrinhos Intuados segue até o domingo (16) com atividades no Espaço Cultural.

Com 13 dias dedicados à literatura, o Agosto das Letras acontece no Espaço Cultural no período de 14 a 21 deste mês. De acordo com Tatiana Cavalcante, coordenadora da ação, o Agosto das Letras pretende incentivar a aproximação da população ao conteúdo literário.

“Por meio da leitura, contação de histórias, troca de livros e divulgação da produção dos escritores paraibanos, queremos estimular o consumo da literatura e ajudar a despertar nas pessoas, desde crianças a adultos, o interesse por essa arte que proporciona prazer e conhecimento”, explicou Tatiana.

Três atividades paralelas formam o evento. Além do Quadrinhos Intuados, tem a Semana Literária, de 17 a 21 de agosto, e o Seminário de Bibliotecas Públicas Escolares, realizado nos dias 20 e 21 de agosto. Todas as atividades têm entrada gratuita. A programação completa, bem como os formulários de inscrição estão disponíveis no site.  agostodasletras.tumblr.com

A programação de sexta-feira conta, ainda, com o lançamento do HQ “Maria: Quarentona, mas com tudo em cima”, de Henrique Magalhães, que como o título já sugere, celebra os 40 anos da personagem bem-humorada Maria.

Nos dias 15 e 16, o público terá uma programação formada por oficinas, palestras, rodas de diálogo e Feira de Quadrinhos Independentes. Entre os convidados, estão John Monteiro (PB), Christiano Mascaro (PE), Manassés Filho (PB), Lila Cruz (BA), Sirlanney (CE), Themis Lima (RN), Igor Tadeu (PB), Aureliano Medeiros (RN), Henrique Magalhães (PB) e Rute Aquino (CE).

Fonte: G1PB

Dentro do Quadrinhos Intuados, serão realizadas duas oficinas: a de Quadrinhos Autorais, ministrada pela quadrinista Sirlanney e o minicurso de autor, conduzido por Themis Lima e Aureliano Medeiros. As inscrições das oficinas se encerraram na última segunda-feira (10), mas vagas remanescentes podem ser preenchidas mediante o pagamento da taxa de R$ 20 no dia da atividade. Para participar da feira também é necessário se inscrever e pagar uma taxa de R$ 50.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo