EDUCAÇÃO

Ações do Ministério da Educação ampliam vagas na educação infantil através de diversas frentes

O Ministério da Educação (MEC) está trabalhando em diversas frentes para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Um dos focos é a ampliação de vagas em creches e pré-escolas, por meio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Programa Escola Em Tempo Integral e do Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil em 2023. 

Para a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, a educação infantil é uma etapa singular da educação básica e o MEC está focado não apenas em universalizar o acesso, mas em garantir a qualidade da aprendizagem, de forma a contemplar integralmente os processos de cidadania e as dimensões humanas que envolvem as crianças brasileiras. 

Segundo Kátia, também é importante estabelecer a equidade enquanto eixo organizador na construção das políticas educacionais nacionais: “Não podemos deixar de reconhecer a multiplicidade de infâncias que existem em nosso país, nenhuma criança pode ficar para trás”, ressalta.

“O MEC está focado não apenas em universalizar o acesso, mas em garantir a qualidade da aprendizagem, de forma a contemplar integralmente os processos de cidadania e as dimensões humanas que envolvem as crianças brasileiras.  Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica.

Educação infantil Uma das iniciativas é o Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil, que transfere recursos financeiros do governo federal aos municípios e ao Distrito Federal, com o objetivo de garantir a expansão da oferta e regular o funcionamento das novas matrículas. Até agosto de 2023, foram investidos R$ 53.954.754,36 para novas turmas, beneficiando 10.636 novas matrículas na educação infantil, e R$ 28.118.471,34 em novos estabelecimentos, garantindo 5.495 novas vagas na etapa de ensino. 

Obras Por meio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, será possível retomar quase 3,6 mil obras paradas em escolas de todo o Brasil. Desse total, mais de 1,2 mil são creches e pré-escolas. A conclusão de todas as obras listadas no Pacto poderá criar cerca de 450 mil novas vagas nas redes públicas de ensino no país, com um investimento previsto de quase R$ 4 bilhões, entre 2023 e 2026. Esse é o maior projeto de retomada de obras da educação da história e o foco é assegurar que todos os estados e municípios tenham as condições necessárias para a conclusão das obras paralisadas e inacabadas.  

SAIBA MAIS: Lista de obras por unidade da Federação 

Alfabetização  Outro compromisso do governo é garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A política visa subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal, para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país. Para isso, o investimento será de cerca de 1 bilhão, em 2023, e mais R$ 2 bilhões durante os próximos três anos. A expectativa é beneficiar 4 milhões de estudantes de 4 e 5 anos de idade, em 80 mil escolas públicas que ofertam pré-escola; 4,5 milhões de 6 e 7 anos de idade, em 98 mil escolas públicas de anos iniciais; e 7,3 milhões de 8 a 10 anos de idade, em 98 mil escolas públicas de anos iniciais. 

O foco da nova política de alfabetização do MEC é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental; e recompor as aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, afetadas pela pandemia.      

SAIBA MAIS: Panorama da educação do Brasil 

Tempo Integral A educação infantil também está contemplada no programa Escola em Tempo Integral, que visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes, inclusive na educação infantil. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.     

A política inclui estratégias de assistência técnica para que a oferta de um projeto político-pedagógico que assegure o direito de crianças e jovens a uma formação integral de qualidade, ampliando e diversificando oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas. 

DiárioPB com Ascom-MEC

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