ENTRETENIMENTO

Academia de Cordel leva poesia popular às escolas particulares de João Pessoa

O projeto “Cordel na Escola”, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, percorre escolas públicas e privadas levando noções de formatação da poesia de cordel, oficinas de métrica e rima e declamações, além de debate sobre a importância desse gênero literário genuinamente nordestino e paraibano. Na última quarta-feira, 20 de novembro, a Escola Meta do bairro Bessa, em João Pessoa, recebeu a visita dos poetas Sander Lee e Thiago Alves durante a culminância do projeto “Café com poesia”. Antes, a escola Meta do bairro Jardim Luna havia recebido os poetas Raniery Abrantes, Bento Júnior e Marconi Araújo.

Para Marconi Araújo, essas ações destinam-se a incentivar a leitura e estimular o interesse pela cultura regional. “É um recurso pedagógico cada vez mais aceito pelos professores”, garante o professor e cordelista Bento Júnior. “Com sua simplicidade, a literatura de cordel alcança uma linguagem apropriada para interagir com os jovens sobre os mais diversos temas”, disse Thiago Alves.

A Escola Meta, através das professoras Regina e Luzia, realizou com o projeto uma homenagem ao Dia do Poeta Cordelista. “Queremos trazer esses trovadores modernos em outras ocasiões, com sua linguagem poética informal e de fácil entendimento, para deleite dos nossos alunos e buscando estimular a produção de cordel entre eles”, afirmou a professora Regina.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo